Cresce a conectividade e a compra online por meio de dispositivos móveis: o seu e-commerce está preparado?
Especialista da Standout, maior empresa de trade marketing digital do Brasil e referência em inteligência no setor, destaca conceito do “mobile first” e o impacto nas compras online
Dados do Data Reportal 2023 mostram que o Brasil está vivenciando um aumento na conectividade. Um dos destaques do relatório é o número de conexões móveis celulares ativas: são um total de 221,0 milhões de conexões, ultrapassando a marca de 102,4% da população. Essa estatística sugere que muitos brasileiros possuem mais de uma conexão móvel.
Em paralelo a isso, os dispositivos móveis estão desempenhando um papel central no crescimento das compras online, a pesquisa E-commerce Trends 2024, realizada pela Opinion Box, mostra que 71% das compras online são feitas por dispositivos móveis como celular/smartphone. O que acende o alerta: os e-commerces estão pensando no usuário que acessa e compra pelo celular?
Para Emerson Spina, COO da Standout, maior empresa de trade marketing digital do Brasil e referência em inteligência no setor, é indispensável que marcas e o varejo digital tenham estratégias focadas para este público. “Quando o e-commerce ou marketplace não são responsivos, ou seja, não se adaptam aos diferentes formatos de tela, há uma grande possibilidade do consumidor desistir de comprar, afinal, a experiência está comprometida”, explica Spina.
É por isso que o foco em vendas online com base no conceito de “mobile first” é uma das principais tendências no setor de e-commerce em 2024. “A facilidade e o acesso a dispositivos móveis com que os consumidores possuem, influenciam diretamente no comércio digital. Criar e construir os sites e lojas online pensando primeiramente no consumidor que vai acessar por aparelhos móveis, para depois ser adequado para desktops e notebooks, deve ser encarado como uma realidade”, afirma o executivo.
Contraponto
Mesmo que o Brasil tenha implementado serviços comerciais de 5G, ainda há muitas regiões do país sem acesso à internet de alta velocidade, baixa latência e uma conectividade aprimorada. De acordo com a base de dados da Standout, dos aparelhos que acessam as vitrines digitais produzidas pela martech, 60% dos usuários possuem aparelhos celulares consideravelmente “arcaicos” no que se refere à tecnologia móvel, sendo que, 85% dos usuários possuem aparelhos celulares com até 4G de memória Camm, e 95% possuem aparelhos celulares sem a tecnologia embarcada 5G”, conta Spina.
Para que a comunicação entre as marcas e os consumidores seja efetiva, é preciso adotar estratégias e tecnologias que democratizem o acesso a conteúdo de qualidade e ao poder de escolha. “O trade marketing digital abrange toda a informação e a precisão em se comunicar com o cliente nesta ‘última milha’. É a estratégia de estar ao lado do comprador ajudando-o na decisão de encontrar o produto mais aderente às suas necessidades para colocar no carrinho”, afirma o COO da Standout.
Uma forma de proporcionar isso são com as vitrines digitais, “uma alternativa para oferecer a melhor experiência ao consumidor, com conteúdos tecnicamente bem produzidos, com informação relevante, completo, com descrições e imagens dos produtos, bem como de forma responsiva, que se adapta ao formato de tela do dispositivo utilizado para visualização”, finaliza Spina.