A importância da personalização na experiência do cliente, por Fábio Carvalho*
Com o avanço do digital, vivemos na era da personalização. Uma pesquisa recente da consultoria Dassault Systèmes, revela que 83% dos consumidores desejam produtos ou serviços personalizados. Ainda segundo o levantamento, os consumidores estão dispostos a pagar 25,3% a mais pelos produtos ou serviços conforme suas necessidades.
Na indústria gráfica não é diferente. Com as novas tecnologias de impressão digital, hoje é possível ter uma variedade de itens e brindes personalizados como cadernos, squeezes, copos, marmitas, calendários, agendas, dentre outras infinidades de opções, tanto para empresas B2B quanto para o consumidor final, B2C.
Além disso, o online permite que as pessoas tenham acesso aos pedidos 24 horas por dia, 7 dias por semana a custos mais acessíveis, o que há algumas décadas somente era possível ir presencialmente a uma gráfica que, na maioria das vezes era difícil ter tiragens menores com qualidade e preços menores.
Um trabalho personalizado não se trata somente de uma questão estética. É um conceito que fortalece as marcas, pois estar mais perto do cliente e buscar proporcionar a melhor experiência desde o acesso ao site, é transmitir a mensagem de forma eficaz, e consequentemente, faz as marcas serem tão desejadas e lembradas.
A verdade é que todo setor precisa de uma pitada de inovação. Ao mesmo tempo em que há diversas possibilidades de se alcançar novos públicos com o digital em diferentes plataformas, o mercado gráfico está mais competitivo, e os clientes cada vez mais exigentes e seletivos na hora de escolher o melhor custo-benefício. Muito além do online, é preciso também manter um contato próximo no offline, buscando feedbacks de forma proativa e sempre trazer novidades.
A meu ver, acredito que a personalização vai continuar a crescer nos próximos anos, principalmente com as novas gerações que são nativas digitais. As empresas também por sua vez querem agilidade sem perder a qualidade para imprimirem suas marcas no mundo. E você, como tem trabalhado a sua marca?
*Fábio Carvalho é Diretor de Supply Chain da Printi