É possível personalizar interações com os clientes em grande escala
Tecnologia possibilita uso de dados e informações para criar mensagens e ofertas relevantes e individuais
Cada vez mais a tecnologia permite que se personalize o atendimento aos clientes, aumentando as chances de conversão de negócios. Isso acontece graças ao estudo de dados, que possibilita que as empresas conheçam melhor quem é atendido por elas ou as procura. Ou seja, suas preferências, demandas e históricos de interações.
Segundo Renato Torres*, especialista em marketing, a personalização de interações é muito importante para aumentar as chances de vendas. “Tudo começa com uma coleta de dados abrangente sobre os clientes. Quanto mais uma empresa consegue entender sobre seu comportamento, melhor conseguirá personalizar a forma como fala com eles. Com isso, é preciso pensar em uma segmentação bem estruturada, que permita a criação de segmentos com base em comportamentos de compra, preferências, localização geográfica, etc”, explica.
De acordo com Torres, quanto mais dados, melhor será a possibilidade de personalizar em escala. “A automação tem um papel essencial, já que é possível usar ferramentas e sistemas para rastrear e analisar dados em tempo real. É possível, inclusive, implementar algoritmos de recomendação para analisar comportamentos e sugerir produtos, serviços e conteúdos que sejam importantes”, afirma.
O especialista ressalta que a personalização em grande escala requer amplo investimento em tecnologia, análise de dados e estratégias, mas pode melhorar a experiência do cliente, possibilitar respostas rápidas e eficientes e até antecipar eventuais necessidades. “Ao analisar os dados, as empresas conseguem até mesmo prever demandas e oferecer soluções, projetando tendências e padrões de comportamento”, diz Torres.
Um ponto importante mencionado pelo especialista é que é preciso solicitar feedback regular dos clientes para que a personalização possa se tornar cada vez melhor. “Além disso, as empresas devem investir em treinamento contínuo para que os colaboradores saibam entender e usar as informações personalizadas de forma eficaz”.
Outra questão essencial é que as empresas devem garantir a segurança e a privacidade dos dados dos clientes. “A tecnologia possibilita uma grande facilidade de se entender melhor o cliente hoje em dia, porém, é crucial que sejam cumpridas todas as regulamentações relacionadas à privacidade e segurança de dados”, orienta.
*Renato Torres é um empresário especializado em tecnologia e marketing, com ampla experiência no setor