O poder das gôndolas
Segundo pesquisa da Flora, indústria de bens de consumo detentora das marcas Minuano, Assim e Brisa, com 520 consumidores de todo o Brasil, 83% dos entrevistados compram seus produtos de limpeza em lojas físicas. Metade dos respondentes do levantamento afirmam buscar novidades nas gôndolas dos supermercados e 39% optam por mercadinhos de bairros.
Embora o crescimento do e-commerce seja uma realidade em todos os segmentos, são as gôndolas que ditam o ritmo de transformação dessa indústria: 36% dos ouvidos alegam gostar e estar abertos para mudanças de marcas e explorar novos produtos na categoria de limpeza.
O momento da compra é muito importante na jornada do cliente. É quando o consumidor analisa de perto os produtos, é atraído pelas embalagens que contém informações sobre os diferenciais daquelas opções e escolhe o que vai efetivamente levar pra casa. Uma pesquisa recente da Flora apontou que 6 em cada 10 brasileiros mudam de ideia – sobre a marca e/ou produto – no ato da compra, “o que demonstra a importância da diversificação de portfólio, com diferentes versões, fragrâncias e benefícios, de ter embalagens bonitas e fáceis de usar, além da exposição adequada na gôndola”, analisa Samir Jarrouj, Diretor de Negócios da Unidade Home Care da Flora.
O levantamento também apontou que 52% dos respondentes consideram mudar a marca do item de limpeza se o produto for mais eficiente para tirar o mau odor. E 45% dos entrevistados revelaram já ter comprado um produto de uma marca menos conhecida e ter sido surpreendido com a performance. Além disso, 40% dos entrevistados apontaram que nem sempre o produto da marca mais conhecida é o melhor e afirmaram que há opções de marcas menos conhecidas com qualidade superior.
Cuidados masculinos no cuidado com as roupas
A pesquisa da Flora também observou os hábitos masculinos quando o assunto é limpeza em geral. Há uma diferença bem clara no resultado buscado por homens e mulheres na hora da lavagem de roupas. O público masculino aposta em ‘tira-manchas’: 22% alegam que utilizam esse recurso em todas as lavagens, versus 12% das mulheres, diz o levantamento.
Um quarto dos homens preferem fragrâncias mais suaves e 71% tem o cuidado de sincronizar a mesma fragrância do lava roupas em pó e do amaciante. Eles também estão mais suscetíveis às indicações de influenciadores e personalidades: 20% alegam que buscam nesses formadores de opinião orientações em fragrâncias que eliminam odores de suor e fumaça.