O que a tendência do ChatGPT indica sobre o futuro do varejo
Grande adesão da inteligência artificial indica mudança de comportamento do consumidor que pode ser aproveitado para o varejo
A inteligência artificial (IA) se tornou um dos termos mais comentados, afinal, é uma das tendências para os negócios em 2023. Segundo a previsão do IDC, os investimentos nesta área devem aumentar em 26,9% neste ano.
Em uma outra pesquisa, agora realizada pela Cortex, quando a IA se estende para o varejo, revela que esse é um dos segmentos da economia que mais tem apostado em tecnologia e inovação.
Com isso, novas soluções são testadas e validadas para entregar a melhor experiência aos clientes. A mais recente delas é o ChatGPT, uma ferramenta baseada em IA para comprovar dados. Além de indicar alguns fatos sobre o comportamento do consumidor moderno.
Entretanto, por ser uma tecnologia muito recente, ainda são escassos os estudos sobre o tema. Porém, o IEG (Instituto de Engenharia de Gestão) já levantou que cerca de 70% das pessoas, mais da metade já ouviram falar ou já a utilizaram. Tanto é que o sistema chegou a ter fila de espera por superar o número de acessos e foi comprado por 10 bilhões de dólares pela Microsoft.
“A grande repercussão do ChatGPT nos mostra um público inclinado a uma experiência cada vez mais personalizada, uma necessidade de resolução de problemas quase imediata e a preferência pelo marketing orgânico. Algumas tendências que já eram realidade, mas se intensificam à medida que a tecnologia evolui”, afirma Marcel Farto, CEO da Onclick.
Visto isso, para aumentar as vendas no varejo, a inteligência artificial pode ser aplicada para a instalação de chatbots, a fim de otimizar a experiência do cliente, com um robô capaz de tirar dúvidas e oferecer soluções quase imediatas. Também pode ser utilizado para captar informações sobre o cliente, mesmo dentro da Lei de Proteção de Dados (LGPD), compartilhando conteúdos e ofertas cada vez mais personalizadas, entre muitas outras formas de melhorar a abordagem e comunicação da marca com o público, ação que acaba sendo benéfico para ambos os lados.