Conheça as ferramentas tecnológicas que têm transformado o varejo, por Márcio Martin*
O boom do comércio online verificado nos últimos dois anos, como reflexo direto do impacto da pandemia no comportamento de consumo das pessoas, colocou a tecnologia no centro de qualquer estratégia ou modelo de negócio do setor de varejo.
Seja para realizar transações de compra e venda, efetuar pagamentos, proteger os dados dos clientes, dar mais agilidade ao atendimento, promover produtos e serviços ou manter o funcionamento adequado das plataformas digitais das marcas, a adoção de ferramentas tecnológicas se tornou essencial para a prosperidade das empresas que atuam no segmento.
No contexto econômico, o e-commerce já representa 20% de todo o faturamento da indústria do varejo mundial, conforme estudo publicado pela Insider Intelligence. A previsão para 2022 é que o volume de vendas online ultrapasse pela primeira vez a casa dos US$ 5 trilhões, com sólida taxa de crescimento de dois dígitos até 2025, o que deve injetar meio trilhão de dólares nessa conta a cada ano.
Neste sentido, as empresas brasileiras do segmento têm se movimentado rumo à digitalização de suas operações. Conforme levantamento realizado pela agência de inteligência de mercado Cortex, junto a mais de 233 mil empresas do Brasil, as companhias varejistas foram as que mais investiram em tecnologia no ano passado.
Serviços de cloud, IoT, inteligência artificial, edge computing, marketing digital, CRM, automação, segurança e plataformas de vendas online foram as soluções mais buscadas.
Investimentos em inovação nesta indústria também procuram capacitar o gestor do negócio na tomada de decisão e colaboram com a elaboração de estratégias de negócio mais bem-sucedidas, seja on ou offline, apoiadas em análise de dados.
Dentre as tecnologias mais utilizadas atualmente pela indústria do varejo mundial com este objetivo, estão:
• IoT (internet das coisas): Nas lojas físicas, ecossistemas de sensores inteligentes capturam dados valiosos sobre o comportamento dos clientes, os corredores mais procurados, os produtos mais vendidos e o tempo de permanência do comprador em cada setor.
• Edge computing: O processamento de dados na borda e de forma distribuída é um dos maiores aliados da indústria de varejo. Impulsionado pela inteligência artificial, o edge resolve questões importantes do negócio, como a agilidade na resposta ao cliente — já que analisa os dados localmente, eliminando grande parte da latência — e a segurança dos dados.
• Data analytics: Um imenso big data é gerado a partir do emprego destes recursos tecnológicos, exigindo a adoção de softwares inteligentes para realizar a integração, consolidação, processamento e análise destes dados. A partir disso, com a definição de métricas e a distinção de comportamentos, é possível capacitar o gestor da empresa a tomar decisões mais assertivas e qualificadas sobre o negócio.
• Inteligência artificial: O uso de algoritmos nos sites de e-commerce permite a detecção de intenções de compra e padrões de consumo que contribuem para a criação de estratégias comerciais e abordagem digital dos clientes.
• Automação/machine learning: Impacta diretamente os processos de armazenagem e distribuição dos produtos, com robôs tornando-os mais eficientes e menos onerosos.
• Cloud services: Para otimizar os investimentos, gerar escalabilidade e garantir performance da plataforma omnichannel, a utilização de clouds públicas ou privadas pode ser a solução. Para tanto, é necessária uma gestão eficiente deste tipo de estratégia, no processo conhecido como “orquestração de nuvem”.
A tecnologia de ponta colabora ainda com inteligência de dados para construir estratégias comerciais mais assertivas, bem como auxilia na gestão de estoques, centros logísticos e de distribuição. Um background fundamental para que as companhias experimentem um rápido e exponencial crescimento das vendas, garantindo a longevidade dos negócios em um momento tão volátil do setor, onde os padrões de consumo podem mudar tão rapidamente.
Márcio Martin é vice-presidente Comercial, Soluções e Marketing da green4T na América Latina