Atendimento ao público e o estresse do outro lado da linha: como resolver a frustração do seu colaborador
Ambientes de telemarketing e call center estão entre os trabalhos que mais causam afastamento por transtornos psicológicos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a depressão, os transtornos de ansiedade, o estresse e o burnout como as principais causas de afastamento do trabalho entre os funcionários brasileiros, indicando a importância de cuidar da saúde mental.
Seja por profissionais da área da saúde ou estudantes da faculdade de psicologia, os cuidados com a saúde mental devem ser discutidos em todos os locais.
Alguns tipos de trabalho podem apresentar índices maiores de transtornos psicológicos, graças a níveis maiores de estresse e tensão no dia a dia. É o que acontece com os trabalhadores de call center, por exemplo, que precisam lidar diariamente com o público e muitas vezes receber reclamações ou até mesmo frustrações dos clientes.
Especialistas apontam que a ausência de um contato visual pode transformar o atendimento telefônico em um contato menos humanizado, em que os clientes acabam descarregando seu nervosismo nos atendentes e prejudicando a qualidade de vida desses trabalhadores.
Além disso, metas robustas e a falta de um cuidado por parte das empresas podem agravar os casos de estresse, incapacitando esses trabalhadores e podendo gerar sequelas para toda a vida.
Como cuidar da saúde mental de trabalhadores de call center
É importante que os empregadores façam um mapeamento da qualidade de vida dos seus trabalhadores, especialmente quando estes devem lidar com o público. Uma forma de reverter o quadro de exaustão, por exemplo, é identificar os problemas e procurar as soluções mais adequadas, de acordo com cada caso.
Oferecer treinamentos de habilidades sociais e emocionais também é uma forma de cuidar da saúde mental, ao mesmo tempo que pode se encaixar nas necessidades de investimento na melhoria dos atendimentos. As aulas das chamadas “soft skills” melhoram a convivência e a vivência dos profissionais nesses ambientes, que passam a lidar melhor com suas emoções.
O desenvolvimento das competências socioemocionais ajuda a preparar os profissionais para os desafios do dia a dia, evitando o agravamento de sua saúde mental.
Respeitar períodos de descanso e manter o apoio emocional e psicológico aos profissionais também é algo apontado como essencial por especialistas da área de psicologia do trabalho, que se dedicam a encontrar soluções para o bem-estar dos trabalhadores e as melhores condições de realizar as tarefas do dia a dia.