O uso de Data Mining nos negócios e a arte de entender o cliente
Entenda como a ferramenta auxilia na mineração e interpretação dos dados
Uma das maiores falhas que as empresas apresentam com frequência é fazer um uso incorreto do amontoado de dados que coletam durante a jornada de seus clientes. Especialmente quando essas informações são direcionadas a entender o que o consumidor deseja.
Isso porque, na maneira mais moderna de se fazer negócios – sobretudo, em um cenário no qual o e-commerce apresenta uma constante crescente –, é preciso usar a tecnologia a todo o momento para colher a maior quantidade de informações possível. E como todo passo do cliente culmina em um novo dado, interpretar um conglomerado de ações de uma única experiência pode ser extremamente desafiador.
No entanto, com o avanço da digitalização – e tendo a plena consciência de que os dados são o novo petróleo para a área dos negócios –, há novas tecnologias emergentes que reduzem a margem de erro, permitem uma interpretação facilitada e, por consequência, deixam as jornadas ainda mais fluidas. Uma delas é o Data Mining.
O que é Data Mining?
Em linhas gerais, o Data Mining é um conjunto de técnicas usadas para minerar e capturar dados, agrupando automaticamente certos padrões e comportamentos comuns. Isso permite, evidentemente, uma análise muito facilitada e geral de ações do consumidor, e permite a construção de uma jornada mais simples e espontânea.
Usando uma analogia conhecida, usar o Data Mining para minerar os dados é como entrar em um jogo de poker tendo pleno conhecimento de como ocorrerá cada etapa da partida, com base em uma coleta pessoal do comportamento de cada um dos jogadores da mesa. E, assim, tomar as rédeas do rumo do jogo.
Uso dentro dos negócios e vantagem competitiva
Muito alinhado ao Big Data, que analisa uma grande quantidade de dados desorganizados, o Data Mining encontra soluções baseadas em dados reais, já previamente minerados e estruturados, o que reduz uma possível margem de erro de interpretação. Ou seja, fica cada vez mais fácil entender de forma geral quais são os anseios gerais dos consumidores que consomem a marca.
E uma vez que há uma compreensão muito mais avançada desses desejos, fica também mais fácil planejar uma jornada espontânea, simples e fluida, que gera, por consequência, uma excelente experiência de compra. Fatores, vale lembrar, indispensáveis para o sucesso e a longevidade dos negócios, que proporcionam um clima organizacional muito mais favorável dentro das empresas.
A relação entre Data Mining e Big Data: dois conceitos próximos, mas distintos
É comum que, nesse vai e vem de uso, captura e mineração de dados, Data Mining e Big Data sejam confundidos. Embora parecidos, é importante saber que esses termos não são a mesma coisa: enquanto o primeiro minera e separa padrões de pequenas amostragens, geralmente de dados mais estruturados, o segundo interpreta a maior parte do bolo de informações, e entra com um resultado mais facilitado, com diversos tipos de informação. Ou seja, eles são, de uma forma ou outra, complementares, mas não iguais. Usá-los em conjunto nos negócios, entretanto, é um grande acerto.