Televendas apostam em novas soluções para prevenção à fraude na Black Friday
Do fechamento da compra ao SAC, o uso da biometria de voz na autenticação do cliente é uma das principais tendências para a data mais aguardada do comércio
Apesar da facilidade em poder aproveitar as ofertas e promoções da Black Friday sem sair de casa, a insegurança causada pelo crescente número de vazamento de dados tem gerado incertezas no mercado. Novas técnicas e golpes estão surgindo a cada momento, como é o caso das falsas centrais de atendimento que, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), tiveram um crescimento de 340% no primeiro semestre deste ano. Nesse contexto e com a chegada da Black Friday, considerada uma das principais datas do varejo e que chega a ter um aumento de 68% no volume de transações por telefone – segundo a AbComm-, o setor de produtos e serviços começa a apostar na biometria de voz como uma solução para evitar qualquer tentativa de fraude. Assim como empresas de tecnologia ganham espaço com o desenvolvimento deste tipo de prevenção.
Um exemplo disso é a Minds Digital , IDtech especializada em biometria de voz , que usa Inteligência Artificial para a autenticação em tempo real de cada indivíduo durante o teleatendimento. Dessa forma, além de melhorar a experiência do cliente na identificação dos dados pessoais, a plataforma ajuda a prevenir fraudes em operações feitas remotamente que utilizam algum tipo de reconhecimento via áudio. Hoje, a startup possui mais de 25 mil vozes computadas diariamente, e em 64% delas, foi constatada alguma tentativa de burlar o sistema.
Segundo Marcelo Peixoto, CEO da Minds, o uso de IA e aprendizado de máquina para autenticar os clientes utilizando sua própria voz é uma das principais tendências em prevenção para a Black Friday. Ao identificar o consumidor, pode-se prevenir tentativas de golpes em todos os processos do negócio, inclusive nos canais de relacionamento, como televendas e SAC.
“Para atender a alta demanda do mercado, é necessário alcançar uma precisão de pelo menos 86% na identificação das vozes, e dependendo da qualidade do áudio, a precisão pode chegar até 97%, feito que já conseguimos alcançar. A cada nova melhoria na ferramenta, mais robusta ela fica, aumentando gradativamente seu nível de apuração ao longo do tempo’’, explica o executivo.