Comunicação não-violenta ajuda a aumentar a produtividade no ambiente de trabalho
Ambiente de trabalho harmonioso faz toda a diferença na vida de uma empresa
A comunicação é um dos fenômenos mais importantes da vida em sociedade. Isso porque é por meio dela que acordos são feitos, tanto de indivíduo para indivíduo, quanto de sociedade para indivíduo, e vice-versa, formando pactos sociais de boa convivência. A linguagem é por si só uma ferramenta incrível, que nos permite a comunicação, e esta pode ser crucial no mercado de trabalho.
Não importa de onde você veio ou o lugar onde você está, a comunicação precisa ser clara, direta e empática, para que haja uma conexão saudável entre você e seus colegas de trabalho e/ou você e seus colaboradores. A comunicação não-violenta, assunto muito pautado nos últimos tempos, tem essa função de criar uma conexão, por meio da empatia e da compaixão na comunicação.
O que é comunicação não-violenta?
Marshall Rosenberg (1934-2015), autor da abordagem de comunicação não-violenta na psicologia, baseou-se em ações e discursos de Gandhi e Martin Luther King Jr para construir a habilidade, enxergando a comunicação como uma prática de transformação sem violência. Com o intuito de construir um mundo mais justo, igualitário e pacífico, Rosenberg dedicou sua vida acadêmica aos estudos de comportamento violento e seus contextos sociais para aprimorar a teoria da comunicação não-violenta.
Basicamente, a comunicação não-violenta tem o objetivo primordial de criar compaixão e empatia no fortalecimento de laços das relações humanas, por meio de linguagem escrita, falada ou não verbal, como expressões faciais, corporais, imagens ou gestos, por exemplo.
Como funciona a comunicação não-violenta?
Na prática, a CNV (comunicação não-violenta) propõe o pensar antes de falar, pensar antes de agir, para que você possa absorver o que o seu interlocutor está falando e responder de maneira clara, objetiva e empática. Isso faz com que você possa enxergar as razões para uma pessoa falar determinada coisa – no ambiente de trabalho, isso é valioso, principalmente na área de Recursos Humanos, que lida diretamente com colaboradores nos mais variados contextos empresariais.
A CNV ainda é pautada em quatro princípios básicos: observação (saber ouvir o que a pessoa está te dizendo), sentimento (valorizar os sentimentos e sensações ao que se é dito), necessidade (motivações por trás da expressão dos sentimentos) e pedido (pautado na argumentação, no momento de responder ao outro).
CNV no trabalho
No ambiente de trabalho, para propiciar um ambiente fértil para uma comunicação não-violenta entre os funcionários, é bom investir em computadores bons e que não causem tanto gasto visual para os funcionários. Decorar o ambiente com luminárias de LED não muito fortes, poltronas e cadeiras ergonômicas, para quem trabalha na frente do computador, já altera inclusive a postura dos funcionários na própria empresa. Isso faz com que o pessoal crie laços entre si e com a empresa, tornando o local harmonioso e, consequentemente, mais produtivo.
Lembre-se de que o ambiente também faz parte do contexto comunicativo, e por isso vale a pena prestar atenção em pequenos detalhes, para ampliar a comunicação não-verbal no seu negócio.