Seja grato, isso vai transformar como você entrega experiências, por Tiffany Apczynski
/ Este tem sido um ano desafiador para todos, repleto de grandes mudanças em nossas vidas pessoais e profissionais. Com a pandemia, que levou os níveis de ansiedade, insegurança e isolamento a condições extremas, muitos descobriram o benefício simples, mas poderoso, de dizer ‘obrigado’. À medida que avançamos rapidamente para essa nova realidade, a gratidão transformará a forma como conduzimos os negócios.
Em uma pesquisa do Boston Consulting Group com mais de 200.000 profissionais em todo o mundo, ser reconhecido foi listado como a principal prioridade para ser feliz no trabalho, seguido por um bom relacionamento com os colegas. Pequenos momentos, como receber o reconhecimento por um “bom trabalho” dos colegas ou iniciar uma reunião do Zoom anunciando algo bom que a equipe fez, podem fazer uma grande diferença.
Mais do que nunca, isso é importante para se conectar com o outro. Quando se sentem melhor consigo mesmas e com os outros, as pessoas ficam mais motivadas para dar o melhor de si.
Essa filosofia inspirou o lançamento do Thank You Machine, uma campanha interativa e social que incentiva pessoas em todo o mundo a criar e compartilhar cartões de gratidão para reconhecer atos de gentileza em um ambiente menos formal. E não surpreendentemente, na Zendesk quase 70% desses cartões foram enviados entre colegas.
Outras empresas também estão trabalhando para promover uma cultura de gratidão. Nosso cliente Squarespace, por exemplo, implementou na maior parte de suas equipes uma rotina de agradecimento durante as reuniões. Uma delas é “Atitude de Gratidão”. Cada pessoa compartilha algo pela qual é pessoalmente grata, ou apenas como está se sentindo, e então passa a tocha e compartilha um agradecimento para a pessoa sentada ao lado, ou em uma call virtual.
Essa filosofia também se estende ao relacionamento com os clientes, e que está diretamente relacionado a bons negócios. Se um agente de suporte ao cliente está infeliz e se sentindo subestimado, por exemplo, será mais difícil ele demonstrar empatia com o cliente. Eles se lembram de como foram tratados em um momento de necessidade, ainda mais se tiveram uma experiência negativa. Por outro lado, demonstrar apreço e empatia por um cliente, especialmente quando ele está vulnerável e precisando de suporte, pode mudar toda a experiência e fundamentalmente mudar como o cliente enxerga sua marca.
Em 2021, um dos desafios igualmente complexos e gratificantes para os líderes será gerenciar a felicidade dos funcionários e dos clientes no mundo em que vivemos hoje. A gratidão não é apenas um cartão que você envia de vez em quando. É uma prática diária e boa para os negócios. Foi um longo ano e agora é a hora de terminá-lo forte, com empatia e apreciação no centro de tudo que fazemos, desde nossa vida pessoal e profissional até tudo que está no meio. Vamos todos criar grandes experiências para o outro e desenhar as mudanças que podem ser alcançadas com um simples “obrigado”.