E-commerce: como competir nesse mercado crescente?
Leonardo Coelho (foto), professor de Marketing, CEO da LC4 Comunicação e co-fundador da Startwp, explica os benefícios de estratégias para competir no varejo online
Em estudo recente realizado pela Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), em seis meses, o e-commerce avançou o equivalente a seis anos em decorrência da pandemia. Os números correspondem a um salto de 0,8 percentual. Segundo os dados, as vendas que respondiam por 2,1% do varejo paulista em 2013 e 2,9% em 2019, saltaram para 3,7% no primeiro semestre deste ano.
A grande pergunta é: como uma empresa pode sair na frente das demais em um mercado crescente como esse?
“Boas estratégias de marketing podem alavancar resultados significativos, se forem criadas as metas e métricas para mensurar o que se quer para cada canal digital, a partir das múltiplas jornadas dos clientes, seus pontos de necessidade e interação com as marcas, seus produtos e serviços”, avalia Leonardo Coelho, professor de marketing da FDC (Fundação Dom Cabral).