7 tendências do marketing digital para 2025

Rafael Pittigliani, CEO da NeoPerformance, detalha como inovação e integração de dados irão moldar o mercado e desafiar práticas tradicionais
O marketing digital tornou-se indispensável para grandes empresas ao redor do mundo, especialmente na busca por atrair consumidores para seus produtos, serviços e experiências. O setor passa por transformações constantes, impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças nos hábitos dos consumidores, como a crescente preocupação com sustentabilidade. Essas tendências prometem guiar as estratégias de marketing em 2025.
De acordo com a Warc, referência global em pesquisa de eficiência de marketing, os investimentos globais em publicidade aumentaram 10,5% em 2024, ultrapassando a marca de US$ 1,07 trilhão. “Em tempos onde a tecnologia é essencial, é crucial ter uma estrutura robusta para análise e organização de dados. Além disso, a inteligência artificial precisa ser utilizada de forma estratégica para oferecer as melhores soluções, permitindo que campanhas sejam adaptadas em tempo real aos contextos de mercado”, explica Rafael Pittigliani, CEO da NeoPerformance, agência de marketing digital com atuação no Brasil, Estados Unidos e México.
Abaixo, confira as tendências para o setor, segundo o especialista:
• Retail Media
A integração entre dados de e-commerce e campanhas de performance será ainda mais relevante. Estratégias como a exclusão de audiências com base em consumidores já existentes da marca para alcançar novos consumidores, aliada ao cruzamento de dados de marcas e varejistas, se destacam. Dados offline, como compras em lojas físicas vinculadas a programas de fidelidade que compartilhem seus dados, também poderão ser aliados em campanhas digitais.
• Dados em tempo real e personalização
Com a maior integração entre plataformas e a pulverização dos esforços de mídia, campanhas continuarão sendo ajustadas em tempo real para atender os objetivos das empresas aliados às necessidades específicas de públicos segmentados. “A tendência é combinar dados de marcas e varejistas para maximizar os resultados”, explica Rafael.
• A inteligência artificial no marketing
Mais do que uma tendência, a inteligência artificial se consolidou como um pilar do marketing. Ela é usada para analisar o desempenho de campanhas, compreender o comportamento do consumidor e identificar padrões que tragam oportunidades para as marcas. Além disso, cada vez mais tem um papel crucial na criação de criativos personalizados, alinhando estratégias ao gosto do público.
• Funil disruptivo
O tradicional funil de vendas está sendo desafiado por novos comportamentos de consumo. Hoje o consumidor não trilha mais as conhecidas etapas do funil de conversão, fazendo o seu próprio caminho. O acesso a opiniões de usuários e informações sobre produtos espalhadas pela internet tornam a conexão entre marcas e consumidor mais autênticas, exigindo estratégias mais dinâmicas para atender diferentes necessidades em múltiplos pontos de contato.
• O papel da sustentabilidade no marketing
Sustentabilidade não é mais opcional, mas parte essencial das estratégias empresariais. “A NeoPerformance, por exemplo, investe em soluções que reduzem o consumo energético no processamento de criativos, incluindo tamanho das peças utilizadas, mantendo alta qualidade e transparência para atender às expectativas dos consumidores”, comenta Pittigliani.
• Novas formas de consumo de mídia
Plataformas como Tik Tok e Instagram continuam sendo destaque, mas serviços como Spotify e streamings de vídeo também estão criando novos formatos de mídia. Essa diversidade amplia as oportunidades de engajamento com o consumidor.
• CEOs como influenciadores digitais e microinfluenciadores
CEOs assumem cada vez mais o papel de influenciadores de suas próprias marcas. Paralelamente, microinfluenciadores seguem como peça-chave para campanhas segmentadas, graças a conexão genuína com suas audiências.
Texto original: kr2comunicacao.com.br