6 passos para conquistar a confiança do seu público e transformá-lo em cliente
Tudo que uma empresa deseja é a confiança dos consumidores. Mas para conquistar clientes fiéis é preciso percorrer um longo caminho que começa desde o primeiro contato com eles, afinal, quanto mais confiança tiverem, mais irão comprar e indicar os produtos para outras pessoas.
Um ponto que poucos sabem é que a fidelização de clientes está totalmente ligada com a imagem que a marca passa para as pessoas e para o mercado e, conseguir uma boa reputação não é algo que acontece do dia para a noite.
Para te ajudar neste desafio, Pedro Rabelo, especialista em e-commerce e CEO do Bagy, plataforma que ajuda pequenos e médios a criar sua própria loja online, indica seis passos para conquistar a confiança do seu público.
Confira:
- Torne-se autoridade no seu segmento de mercado – sempre que nos interessamos por algum serviço ou produto buscamos o máximo de opiniões possíveis antes de realizar a compra, seja por meio dos amigos e pessoas próximas e também os famosos influenciadores, pessoas que são autoridade no assunto. O comprador indeciso procura os conteúdos dessa fonte para entender melhor sobre aquilo que está procurando. Então, quando você produz um conteúdo relevante para essas pessoas, você tem uma ótima oportunidade de conquistar sua confiança antes mesmo delas se interessarem pelo seu produto;
- Se aproxime do público pelos canais digitais – dependendo do seu produto ou serviço é bem provável que exista algo semelhante na concorrência, então ao invés de entrar em uma guerra de preços, invista em uma comunicação diferenciada para que seu consumidor se sinta acolhido pela marca. Use os canais digitais para gerar valor e se aproximar do público, compartilhando conteúdos de qualidade que de fato vão agregar na vida do seu cliente;
- Valorize os feedbacks dos clientes – essa atitude mostra que sua empresa se importa em ajudar os clientes e aperfeiçoar seu produto para melhor atendê-lo. Sempre que possível aplique as sugestões dadas. Você vai perceber que a relação da sua marca com o cliente será mais transparente, fazendo com que ele se sinta parte do seu time;
- Dê provas sociais – são indicadores de satisfação das pessoas que já realizaram a ação que seu público tem dúvida em realizar. Alguns exemplos de provas sociais são: depoimentos positivos de clientes, número de pessoas que já realizaram a ação e prêmios recebidos ou aparições na mídia. Você pode adicionar suas provas sociais nas suas redes, como nos destaques do Instagram, legendas de posts e e-mails de marketing;
- Eduque seu público antes de vender – Você precisa educar o seu cliente em relação ao problema que ele deseja resolver e apresentar a melhor solução para ele, você! Tire as principais dúvidas, dê as melhores dicas para ganhar a confiança dele e, no final, se ele realmente precisar do seu produto, ele vai fechar negócio;
- E, finalmente, esteja presente em todos os lugares – Independente se você está ajudando o cliente em algo muito importante ou apenas respondendo uma dúvida básica, você precisa mostrar o máximo de disposição em fazer o melhor para ajudá-lo. O mesmo se encaixa para depois que a venda for realizada. Seu cliente já efetuou a compra mas, a relação de vocês não acabou ainda e, por isso, invista no seu pós-venda. Peça feedbacks sobre o produto, envie conteúdos relevantes e nunca deixe de mostrar que ele ainda faz parte da empresa. Isso gera muitas indicações, além de subir a reputação da sua marca.