12 dicas de engajamento com clientes em dispositivos móveis
À medida que os telefones se tornam a forma tecnológica mais importante de interação com o mundo, as empresas precisam se conectar com seus clientes de maneira significativa. Com a variedade de plataformas móveis disponíveis, achar o meio mais adequado para uma comunicação rápida e assertiva é essencial.
Ao interagir com uma empresa, por exemplo, 90% dos clientes desejam receber respostas por meio de mensagens. Assim, esse engajamento está relacionado em como as companhias utilizam canais de mensagens e aplicativos para interagir, e com o número de usuários crescendo, aumenta também a necessidade de atender clientes por meio desses canais.
Espera-se que acesso aos smartphones em todo o mundo ultrapasse 6,7 bilhões em 2023. No final de 2022, havia aproximadamente 167,5 milhões de usuários no Brasil, enquanto o México ficou em segundo lugar, com 98,54 milhões.
À medida que os clientes aumentam o uso de canais móveis, torna-se maior o desejo de resolver situações do cotidiano por meio dessas ferramentas. Isso oferece às empresas a oportunidade de se diferenciarem da concorrência, tornando-se uma alternativa acessível e sem estresse para aumentar sua participação no mercado e melhorar a fidelidade. Pensando nisso, a Sinch, líder global em soluções de comunicação em nuvem, destaca 12 dicas para o sucesso na comunicação com clientes:
- Faça do “móvel primeiro”, seu lema
Uma das etapas mais críticas para manter os clientes engajados em dispositivos móveis é priorizar a presença móvel. Isso significa garantir que tudo relacionado à marca seja amigável, incluindo o site, presença nas redes sociais e e-mails. Alguns fatores-chave a serem considerados podem ser a redução do tamanho das imagens, manter o design simples e tornar a navegação intuitiva. - Potencialize seu marketing móvel
Saber onde os clientes estão é uma parte crucial do conhecimento de quem são. Assim, uma proposta omnichannel pode ajudar a empresa a atingir o maior número possível de pessoas. Páginas personalizadas, mensagens SMS e até mesmo vídeos melhoram ainda mais o engajamento. - Crie ou priorize um programa de fidelidade móvel
A história mostra que os programas de fidelidade aumentam as taxas de abertura e de fidelização do cliente. Há muitas maneiras de criar um programa de fidelidade: oferecer descontos, recompensas em compras e ofertas exclusivas são alguns dos métodos comprovados para obter engajamento. - Utilize o suporte omnichannel para ajudar os clientes
Transitar entre canais para ajudar os clientes é vital, pois as pessoas agora usam mais plataformas do que nunca. Um sistema de atendimento ao cliente omnichannel permite que eles retomem exatamente de onde pararam, sem precisar se repetir ou começar de novo. - Coloque as conversas em destaque
Faça com que a comunicação seja bidirecional, sempre que possível. À medida que a personalização se torna a nova regra, as pessoas esperam mais interatividade. No varejo, o comércio conversacional melhora a retenção e ajuda os clientes com uma combinação de chatbots e suporte de agentes ao vivo. - Personalize
A personalização é imprescindível para muitos consumidores modernos, então use-a em favor da marca. Isso coloca a empresa em destaque, uma vez que conhece melhor o seu público, se diferenciando de seus concorrentes. A personalização oferece a oportunidade de ser particularmente criativo. - Peça permissão e facilite a exclusão
A confiança é a base de qualquer bom relacionamento, incluindo com os clientes. Obter permissão para enviar mensagens é uma boa maneira de mostrar que a marca valoriza a privacidade deles. Vale lembrar que, quando as pessoas se inscrevem para receber notificações móveis, estão permitindo esse tipo de acesso. - Mantenha disponível os canais que os clientes utilizam
Nem todas as empresas precisam usar todos os canais disponíveis, mas devem ser fazer presentes em locais onde o cliente está, com monitoramentos e ajustes na comunicação. Ter uma API de Conversação que permite o gerenciamento dos canais de mensagens e forneça uma experiência omnichannel é uma boa pedida. - Dê às pessoas uma razão para se registrarem
As pessoas são bombardeadas com mensagens e marketing o tempo todo. Se uma marca quiser se destacar, deve fornecer aquele pequeno extra para mostrar que está comprometida em conquistar a confiança do cliente. - Projete uma estratégia e perfis de personas
Desenvolver uma estratégia de engajamento com o cliente em dispositivos móveis mostrará as forças e fraquezas de seu sistema. Os perfis dos clientes são tão importantes quanto a estratégia. - Mantenha o interesse com a gamificação
A gamificação envolve o uso de mecanismos encontrados em jogos em um ambiente diferente. Adicionar gamificação ao aplicativo ou mensagens incentiva as pessoas a continuar usando ou voltar a este aplicativo se houver uma recompensa associada. - Utilize os dados de maneira eficaz com conteúdo baseado na localização
As soluções de engajamento com o cliente em dispositivos móveis funcionam melhor quando se utiliza os dados coletados em seu máximo potencial. Se a empresa tem um aplicativo, é possível entender completamente como e onde os clientes estão fazendo essa interação.