AlmavivA investe em lives e treinamentos online para engajar time de 37 mil colaboradores
• Entre eles, estão 8.836 novos contratados entre janeiro e agosto
• Diante da Covid-19, a companhia mudou fortemente a sua forma de trabalho, e o resultado foi muito positivo
A pandemia do novo coronavírus acelerou, sem dúvidas, o processo de transformação digital nas empresas. Mas essa mudança foi muito além do investimento e da aposta em novas formas de vender ou de estar em contato com o cliente. A relação empresa/colaborador também mudou. Se há pouco tempo muitos empresários e gestores não acreditavam nos benefícios do home office, ou não haviam, de fato, colocado em prática essa modalidade de trabalho, com a pandemia, tudo mudou – inclusive em segmentos que envolvem um grande contingente de pessoas como o de Relacionamento com Clientes. E não é só trabalhar em casa. As empresas tiveram que adaptar processos, desenvolver uma programação de treinamentos online e até lançar mão de recursos como as “lives” para abordar assuntos como inclusão social e engajar colaboradores diante desse “novo normal”.
Com mais de 37 mil colaboradores espalhados por 15 unidades operacionais em diferentes estados, a AlmavivA do Brasil, uma das principais companhias de customer experience do país, assumiu o desafio de colocar, rapidamente, cerca de 60% da equipe em sistema de teletrabalho, assim que surgiu a necessidade de ações para o distanciamento social. No administrativo da empresa, a mudança já é definitiva. Somente 50% da jornada de trabalho é cumprida de forma presencial e essa não foi a única mudança.
“Hoje, vivemos um momento diferente também no que se refere ao treinamento das equipes. Temos um contingente gigante. Só de janeiro a agosto deste ano, contratamos 8.836 pessoas, que precisaram passar por um treinamento antes de iniciar suas atividades. Antes da pandemia, esse processo era presencial, mas isso também mudou. Por fim, tivemos uma grata surpresa, o treinamento online não só deu muito certo como, em termos de qualidade, houve melhora em diversos indicadores na comparação com o treinamento presencial. Como exemplo, tivemos redução de 10% em rechamada, 30% em transferência, além de 12% de melhoria na pesquisa de satisfação do atendimento de um cliente do setor financeiro”, explica o CEO da AlmavivA, Francesco Renzetti.