WhatsApp possibilita envio de mensagens não transacionais: novidade muda forma de contato com o cliente
Com mudança de política, WhatsApp permite que alertas, notificações e avisos sejam entregues a clientes interessados
O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil e na América Latina. Como uso pessoal, ele proporciona uma comunicação fácil, prática e rápida, e, para as empresas, o WhatsApp Business é uma poderosa ferramenta. Mudanças recentes permitem que o app se torne ainda mais efetivo ao influenciar a tomada de decisão dos clientes e ao impulsionar as vendas.
Segundo a pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios”, feita pelo Sebrae, em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), no âmbito das pequenas empresas, o WhatsApp apresenta uma presença de 84% entre as plataformas mais utilizadas na realização de vendas online.
O aplicativo WhatsApp Business foi feito com essas empresas em mente, e a plataforma permite uma conversa direta com o cliente, resolvendo dúvidas e concluindo vendas. Recentemente, no entanto, o WhatsApp Business API tem chamado a atenção de empresas de todos os tamanhos.
Disponibilizando o uso do app por mais de um computador e número de telefone, o WhatsApp Business API permite que empresas disponibilizem uma equipe destinada apenas ao atendimento, através da plataforma. O aplicativo também oferece métricas, ferramentas de diagnóstico e outros recursos, capazes de melhorar a comunicação com o cliente.
Mais do que isso, recentes mudanças na plataforma tornaram possível fazer notificações, recomendações de produtos, alertas, informar sobre ofertas relevantes e mandar lembretes para marcar reuniões.
Devido às políticas da plataforma, essas opções, que configuram todo tipo de mensagem não transacional – mensagem não relacionada à compra ou atual negociação da empresa com o consumidor –, não estavam disponíveis e infringiam as regras de conduta de qualquer empresa que tivesse contratado o serviço.
Agora, no entanto, já é possível executar ações a partir desse tipo de mensagem, contanto que o opt-in – permissão do cliente para envio de mensagens – continue sendo respeitado. As mensagens ainda têm restrições quanto a certas transações e venda de certos produtos, mas a mudança é uma novidade que permite traçar ótimas estratégias.
Bons exemplos são o envio de informações sobre produtos relacionados à compra do cliente, as notificações de produtos deixados no carrinho de compras, o alerta de ofertas especiais, os descontos de datas comemorativas e as metas alcançadas no acúmulo de pontos.
O cliente ainda pode ser avisado sobre cupons, lançamento de produtos e aproximação da data de cancelamento de assinaturas. Através de ferramentas com WhatsApp Bot, ainda se pode facilitar e acelerar o ritmo das respostas ao cliente, garantindo que o uso das mensagens não transacionais não sobrecarregue equipes ou desestabilize a comunicação com o cliente.
Através dessa ferramenta, as empresas contratantes do serviço podem se beneficiar de um mailing com boa curadoria, feito através de uma plataforma dedicada especialmente ao seu funcionamento. São muitas as possibilidades de melhora na relação com o cliente.
Com a disponibilidade das mensagens não transacionais, o WhatsApp chega mais perto de se enquadrar em todos os cenários como a ferramenta ideal para mediar a relação entre consumidor digital e empresa.