Vendas pelo WhatsApp: integração com CRM garante rastreabilidade e melhora a tomada de decisões
Ferramenta criada pela Agendor registra mais de 500 mil conversas por semana entre vendedores e clientes
O WhatsApp é o principal canal de comunicação entre os brasileiros. Nove em cada 10 pessoas abrem o aplicativo pelo menos uma vez por dia, segundo pesquisa da Opinion Box. Logo, não seria diferente que seu uso fosse popular também nas relações comerciais. Porém, apesar da praticidade no contato entre vendedores e clientes, a informalidade das interações pelo aplicativo exige atenção para evitar riscos operacionais e jurídicos. Por isso, empresas têm adotado CRMs como ferramenta estratégica para registrar e organizar essas conversas.
Somente o Agendor Chat, plataforma de atendimento especializada em vendas consultivas B2B pelo WhatsApp, registra diariamente cerca de 79 mil mensagens entre profissionais e seus clientes, o que representa mais de meio milhão de conversas por semana. “O principal ganho é a organização, que evita erros como o envio de propostas conflitantes ao mesmo cliente por vendedores diferentes, por exemplo, além de garantir rastreabilidade, governança e segurança na gestão de dados”, explica Tulio Monte Azul, cofundador e Diretor de Produto da Agendor, empresa de tecnologia responsável pelo Agendor Chat. Seu maior uso está entre companhias dos segmentos de indústrias, consultoria, software e TI, serviços jurídicos e contábeis.
Tecnologia a favor da produtividade
O Chat também está integrado ao Agendor CRM, ferramenta do mesmo ecossistema que centraliza as informações das operações comerciais, permitindo um atendimento mais qualificado e decisões com maior embasamento estratégico. “Tudo pode ser registrado automaticamente por meio do sistema, inclusive a transcrição de áudios, salvos diretamente no histórico do cliente”, completa.
Além de evitar falhas de comunicação, o registro centralizado de mensagens no CRM protege as empresas em casos de troca de equipe, perda de números ou ausência de formalização por outros canais. Tulio alerta que manter as negociações exclusivamente no WhatsApp, sem qualquer integração com sistema de gestão, representa um risco para os negócios. “Você pode perder dados críticos, ignorar demandas relevantes ou simplesmente deixar de acessar uma informação essencial no momento da proposta ou pós-venda”, afirma.
Atendimento personalizado
Os ganhos estratégicos, no entanto, vão além disso. Ao capturar os detalhes da conversa com o cliente, o vendedor passa a contar com elementos para personalizar a proposta e reativar leads com base em informações previamente coletadas. “Negociar com inteligência é usar os dados que o próprio cliente forneceu. E, para isso, o CRM precisa estar completo e atualizado, sem depender de buscas manuais ou memória individual”, diz o especialista.
A tendência é que a integração entre WhatsApp e CRM se torne cada vez mais fluida, com o apoio da inteligência artificial. “Estamos avançando para um cenário em que a IA interpreta os conteúdos trocados e executa ações automaticamente no CRM, reduzindo o trabalho operacional e liberando tempo para o vendedor focar no que importa: vender”, explica. Para ele, o mercado ainda precisa amadurecer o entendimento de que o CRM não é uma ferramenta de controle, mas de inteligência comercial.
Texto original: dialetto.com.br