Trabalho remoto acelera transformação digital das empresas na América Latina
. Antes da pandemia, cerca de 5% dos trabalhadores alocados em escritórios faziam home office regularmente em nível global; hoje esse número se multiplicou por quase dez
. Atualmente, quase a metade dos colaboradores trabalham de casa. Quando essa crise houver terminado, é provável que a metade deles faça seu trabalho remoto de forma regular
Desde que teve início essa nova era do distanciamento social, milhões de empregados estão trabalhando remotamente de suas casas, muitos deles pela primeira vez em suas carreiras. O uso de ferramentas de colaboração, videoconferência e comunicações unificadas se multiplicou. Mas, ao mesmo tempo, muitas empresas não possuíam um plano de continuidade dos negócios robusto o suficientemente para fazer esta transição. Mediante esse cenário, a Avaya Holdings Corp. (NYSE: AVYA) , líder global em soluções para aprimorar e simplificar as comunicações e a colaboração, e a Frost & Sullivan compartilharam, por meio de uma conversa virtual, estratégias e ferramentas tecnológicas para enfrentar a “nova realidade” gerada pelo trabalho remoto na América Latina.
Para lidar com essa situação de risco sem precedentes, sem tamanho e alcance, acarretada pela Covid-19, que tem como elementos centrais o isolamento e o trabalho remoto, a Frost & Sullivan recomenda aos empresários: “responder, reiniciar e crescer”. A metodologia de trabalho captura os problemas principais que enfrentam hoje aqueles que estão com a responsabilidade pela transformação digital em suas empresas e abrangem três equipes distintas: gestão de crise, transformação digital e crescimento.
A Avaya quer que a tecnologia possa ser adaptada para o usuário e ser muito simples para que as equipes de trabalho possam colaborar de maneira eficiente através de um computador ou dispositivo móvel.
“A situação gerada pela COVID-19 impulsionou a transformação digital nas empresas, que começaram a adotar novas tecnologias de colaboração na nuvem, como o Avaya Spaces . Tanto que registramos um aumento de 2.500% no uso da plataforma. As empresas precisam ter um ambiente de colaboração não apenas no nível interno, como também em um ambiente que permita haver comunicação no mesmo nível com clientes e fornecedores. Eles têm que agir rápido e fazer com que sua plataforma tecnológica seja intuitiva, fácil de usar e de implementar, além de ser compatível com qualquer outra tecnologia,” comentou Gabriel López, gerente de desenvolvimento de negócios na nuvem da Avaya.