Taxa de retenção: o que é e quais as possibilidades?
Entenda um pouco sobre a estratégia que pode gerar muito lucro e estabilidade
Muitas empresas, no planejamento da sua estratégia de marketing, cometem o erro de concentrar todos os esforços na prospecção, esperando que a vinda de novos clientes seja o suficiente para manter os negócios em cima. A verdade, no entanto, é que reter clientes pode ser muito menos custoso e mais vantajoso.
Afinal, quem já é cliente, já conhece o produto e já se convenceu a adquiri-lo; portanto, não é necessário o esforço considerável da conversão. O certo é investir nas duas coisas, prospecção e retenção, mas é garantido que empresas que conseguem traçar uma boa estratégia de retenção podem conseguir muito mais estabilidade e economia.
O que é retenção?
A taxa de retenção representa o número de clientes que permanecem utilizando os serviços ou comprando os produtos de uma empresa após a conversão.
Se os esforços de fidelização de clientes tiverem o mesmo investimento que tem a prospecção, a taxa de retenção pode ser alta o suficiente para manter a base estável e até mesmo dar origem a promotores da marca, orgulhosos de se associarem à mesma.
Uma das mais respeitadas pesquisas feitas pelas consultoria americana Bain & Company, por exemplo, demonstrou que uma empresa que investe até 5% na taxa de retenção pode ter de 25% a 95% de aumento nos lucros. Tudo depende da estratégia e do planejamento.
Como fazer?
Primeiro de tudo, é necessário utilizar todos os dados coletados pelas equipes para calcular apropriadamente a sua taxa de retenção. Existem muitas formas diferentes de se fazer o cálculo, mas uma das mais comuns envolve subtrair o número de clientes novos no período selecionado pelo total de clientes do mesmo período, dividindo o resultado pelo número de clientes que já tinha no início do período.
Contratar bons profissionais de marketing é essencial, pois toda a estratégia que virá após o cálculo da taxa será pensada cuidadosamente, a fim de aumentá-la.
Ações
Algumas das ações que envolvem a manutenção da taxa envolvem cuidado e atenção para com o cliente já convertido. Após uma venda, é importante acompanhar o cliente, solicitar feedback, possuir uma equipe pronta para o atendimento e também oferecer novos produtos e vantagens.
O pós-venda é essencial, e quanto mais personalizado o serviço de atendimento, mais cuidado o cliente se sentirá. O sentimento de exclusividade e importância é a base da relação que se forma e solidifica a fidelização.
Com os lucros gerados pela economia, o dono de empresa pode investir cada vez mais em novas estratégias, em melhoria dos produtos ou mesmo pode investir sua parte dos lucros em novas ações e investimentos, como LCI E LCA.
A fidelização e retenção é tão importante quanto a prospecção de clientes, e para aqueles que desejam sucesso nos negócios, vale a pena mergulhar no assunto.