Sete dicas para implementar inteligência artificial visando o bom atendimento ao cliente
A inteligência artificial (IA) e os canais de mensageria desempenham um papel crucial na modernização do atendimento ao cliente, proporcionando eficiência, personalização e conveniência para empresas e consumidores. A combinação revoluciona o atendimento ao cliente, tornando-o mais eficiente, personalizado e acessível.
Para Ary Vilhena, CEO da Smartspace by Digivox, plataforma que otimiza processos de voicebots e chatbots por meio da inteligência artificial generativa, essa abordagem não apenas melhora a satisfação do cliente, mas também proporciona benefícios significativos para as empresas, incluindo economia de custos, escalabilidade e a capacidade de se destacar em um mercado competitivo. “O futuro do atendimento ao cliente certamente envolve a integração contínua dessas tecnologias”, diz.
Visto isso, o especialista selecionou sete dicas para implementar tecnologias que se integram com objetivo de oferecer um excelente atendimento ao cliente:
Automatização e assistentes virtuais: a IA é fundamental para a automação do atendimento ao cliente por meio de chatbots ou voicebots, que automatizam o atendimento ao cliente, e podem responder a perguntas comuns, realizar tarefas específicas e até mesmo manter conversas mais complexas com os clientes. Eles estão disponíveis 24/7 e podem lidar com um grande volume de interações, economizando tempo e recursos.
Personalização: a IA também permite que os assistentes virtuais e os sistemas de mensageria entendam melhor as preferências e histórico do cliente. Isso possibilita a personalização das respostas e recomendações, tornando a experiência do cliente mais relevante e satisfatória.
Suporte Multicanal: a tecnologia de inteligência artificial pode unificar o atendimento ao cliente em vários canais de mensageria, como WhatsApp, Facebook Messenger, chat em sites e outros aplicativos. Isso permite que os consumidores escolham o canal que lhes seja mais conveniente e continuem a conversa de onde pararam, independentemente de onde iniciaram o chamado.
Aprendizado de Máquina: é de conhecimento de muitos que a IA utiliza o aprendizado de máquina para aprimorar sua capacidade de compreender e responder às consultas dos clientes ao longo do tempo. Quanto mais interações são realizadas, mais eficaz a tecnologia se torna em entender o contexto e oferecer soluções apropriadas.
Economia de Custos: neste caso, a automação por meio da IA e dos assistentes virtuais pode reduzir significativamente os custos de atendimento ao cliente, uma vez que menos pessoas são necessárias para responder a perguntas e resolver problemas comuns.
Escalabilidade: a tecnologia é tão completa que permite que as empresas dimensionem facilmente o atendimento ao cliente à medida que crescem, sem necessidade de expansões significativas de pessoal. Isso proporciona uma escalabilidade para o negócio.
Disponibilidade Global: a partir do momento que você tem implementado em seu negócio uma tecnologia que traz mais eficiência operacional e personalização, possibilita que os canais de mensageria e a IA atendam clientes em todo o mundo, superando barreiras de idioma e fuso horário.