Saiba o porquê de manter boa relação entre empresa e fornecedores
Vínculo entre as partes pode afetar diretamente os resultados com o cliente
O mercado está cada vez mais dinâmico, e por isso, muitos sabem a necessidade de ter um atendimento diferenciado com os clientes. Só criando estratégias direcionadas para o consumidor que as agências conseguem se manter em meio a tantas concorrências. Mas isso pode acabar sendo afetado por um possível gargalo: os fornecedores.
Essa relação, no geral, exige muito cuidado, principalmente durante algumas exigências. Isso porque todas as empresas, por menor que sejam, dependem de terceiros para fornecer algum produto, matéria-prima ou serviços. Além disso, se acontecer algum problema, o cliente não vai querer saber de quem é a culpa, mas vai cobrar resultados.
Como citado acima, o fornecedor irá disponibilizar produtos ou matéria-prima para a empresa, que em seguida vende algo para os clientes. Por causa desse processo, que acontece de forma extremamente cronológica, é possível afirmar que o trabalho desenvolvido pelos fornecedores pode influenciar diretamente nos resultados da empresa, seja de forma positiva ou negativa.
Mas, para que você consiga atingir os objetivos da sua firma, o ideal é sempre ter um bom relacionamento com as empresas que fornecem produtos ou serviços. Vai além de uma relação comercial. Manter a transparência e cumprir todos os acordos que foram propostos é bom para as duas partes. Problemas são evitados para ambos.
De um lado há a empresa, que pode conseguir abaixar os seus preços para atrair mais clientes, conseguir matérias-primas no período desejado e também conseguir pagar de forma mais flexível. Do outro lado, os fornecedores conseguem alinhar de forma mais assertiva uma estratégia de comunicação e logística para atender a firma com mais qualidade. Além disso, há um empenho muito maior em qualquer melhoria, seja no processo de entrega ou até mesmo durante as negociações.
Então, se você tem alguma consultoria imobiliária, por exemplo, precisa manter um bom relacionamento com o proprietário ou com a empresa construtora, para correr tudo certo com o próximo inquilino. Saiba que algumas ações vão precisar ser realizadas. Separamos algumas dicas que podem facilitar ainda mais essa missão:
Deixe claro os processos
Alinhar perfeitamente com o fornecedor e explicar como funcionam os processos da empresa vai permitir que ele conheça as suas necessidades. Só assim é que ambas as partes vão conseguir trabalhar para que as demandas sejam realizadas da melhor forma possível.
Elimine os fornecedores ruins
Se você tem problemas com alguns fornecedores, como atraso na entrega e dificuldade para conseguir contato, o melhor é cortá-los de vez da sua lista. Estabeleça um padrão mínimo de qualidade e irá conseguir manter uma boa relação.
Mantenha o ganha-ganha
Essa expressão, no mundo dos negócios, deixa claro que durante uma negociação ninguém vai perder. Todos vão ganhar. Então, não faça exigências absurdas e cumpra os acordos propostos. Conseguir isso vai deixar as duas partes felizes.