Relatório da NTT Data mostra transformação do setor bancário rumo a nuvem e IA
45% dos bancos já estão incorporando inteligência artificial generativa em suas operações
Os bancos estão finalmente abandonando os sistemas de mainframe consolidados para adotar tecnologias de inteligência artificial e nuvem. Foi o que revelou pesquisa da NTT Data, líder global em negócios digitais e serviços de TI. Ela apontou que 45% dos bancos já estão adotando o poder transformador da IA generativa, incorporando-a em suas operações. Além disso, 30% estão explorando seu potencial, o que sinaliza uma mudança proativa em direção à inovação.
Kaz Nishihata, diretor e vice-presidente executivo sênior da empresa, explicou que os bancos não estão apenas evoluindo tecnologicamente, mas culturalmente. “A rápida adoção dessas tecnologias pela indústria está redefinindo os modelos de negócios e estabelecendo uma nova norma na liderança do setor. Essa maré tecnológica está levando os bancos a uma compreensão mais profunda das necessidades dos clientes, proporcionando serviços mais rápidos, mais seguros e exclusivamente personalizados”, completou.
A pesquisa bancária global “Horizonte Digital: A Mudança do Setor Bancário de Mainframe para Infraestrutura em Nuvem Orientada por IA” foi realizada com 650 tomadores de decisões do setor bancário, em todo o mundo. E mostrou ainda que 63% dos entrevistados confirmam que a IA generativa está facilitando a transição de aplicações bancárias para a nuvem de forma decisiva. Um número expressivo de 91% deles relatou que suas iniciativas voltadas nesse sentido são endossadas pela diretoria, indicando uma priorização em nível estratégico.
Flexibilidade e escalabilidade são citados por 36% dos executivos como principais motivadores para a migração para a cloud, indicando uma tendência à mudança que supera as preocupações com custos. 25% também reconhecem uma tendência crescente na migração para a nuvem, impulsionada pelos avanços da IA. O que revela uma nova era no setor bancário, a de colaboração entre o potencial da inteligência artificial para reinterpretar códigos legados e a escalabilidade da tecnologia de nuvem, que está acelerando iniciativas de modernização e transformação.
E esse longo reinado dos mainframes está se aproximando do fim devido às exigências dos consumidores, as novas interrupções inovadoras no mercado e para responder às pressões competitivas por avanços tecnológicos inovadores.
Nishihata acrescenta: “O grande momento da IA generativa em todo o setor bancário é uma prova da determinação da indústria em ir além dos mainframes tradicionais, aproveitando ambientes de nuvem para fortalecer a segurança, aumentar a robustez, inovar e redefinir com ousadia. Essa transição promete uma nova era de inovação”.
Claro que, mesmo diante dos múltiplos progressos, a pesquisa ainda revelou que 80% das empresas não contam com um framework estratégico para a adoção de IA generativa, mostrando necessidade de aprimoramento de habilidades. E que apesar de 89% dos líderes bancários se identificarem como inovadores, 63% ainda operam em sistemas mainframe, o que confirma a resiliência desses sistemas.
Para ler o relatório completo, acesse “O setor bancário evolui para um modelo mais ágil e centrado no cliente por meio de tecnologias de nuvem baseadas em IA”.
Sobre a pesquisa
A pesquisa da NTT Data abrange uma gama diversificada de profissionais bancários, de todos os mercados bancários globais, e oferece uma perspectiva de 360 graus sobre a modernização do setor e a jornada rumo à inovação e à transformação.
Dados demográficos dos entrevistados:
• Insights Globais: Líderes de um amplo espectro geográfico, incluindo Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Alemanha, Espanha, México e Brasil.
• Escopo Institucional: Um corte transversal desde bancos multinacionais a instituições bancárias locais.
• Faixa de Especialização: Perspectivas em TI, Operações, Inovação e Estratégia.