Por que seu portal de atendimento precisa de um site moderno?
Sites modernos apresentam diversos benefícios, como melhora da experiência do usuário e fortalecimento da presença digital

Com inúmeros sites de empresas disponíveis hoje em dia, causar uma boa primeira impressão se tornou regra, principalmente em portais de atendimento ao cliente. Dessa forma, ter um site moderno pode ajudar para além da estética, com diferentes funcionalidades e tornando o site mais intuitivo e adaptado às exigências dos consumidores.
Empresas que optam por manter portais com designs antigos ou mal-estruturados correm o risco de perder a confiança dos usuários e cair no ranking das ferramentas de busca. Assim, adotar ferramentas para ter um site mais moderno e repaginado é um dos passos para transformar a experiência do usuário que está em busca de atendimento online.
Sites antigos x sites modernos
A principal diferença entre sites antigos e modernos está na usabilidade. Enquanto os primeiros podem apresentar layouts mais estáticos e funcionalidades limitadas, os portais modernos oferecem interatividade, personalização e uma estrutura mais atraente e flexível.
Ter um site antigo pode dificultar o acesso a informações, enquanto um site atualizado organiza dados de forma mais intuitiva, garantindo que o cliente encontre o que busca com poucos cliques.
Por que ter um site moderno é importante?
Com as evoluções tecnológicas, as expectativas dos clientes têm sido moldadas, e ter um site desatualizado pode não acompanhar essas mudanças. Algumas vantagens de investir em um portal moderno incluem:
Melhora da experiência do usuário (UX): investir em designs centrados no usuário é a primeira coisa a ser levada em consideração no processo de modernização do portal. A inclusão de menus intuitivos, a organização das informações de forma hierárquica e a facilidade de navegação são pontos-chave para captar e facilitar o acesso ao usuário.
Compatibilidade: segundo pesquisa realizada sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios, de 2022 –, cerca de 62% dos usuários de internet realizam acessos pelo celular. Assim, possuir um site adaptado para dispositivos móveis tornou-se indispensável.
SEO aprimorado: sites modernos são otimizados para motores de busca, o que aumenta a visibilidade. Isso contempla a inclusão de palavras-chave relevantes em textos e descrições e a utilização de URLs amigáveis. Dessa forma, é possível melhorar o ranking das ferramentas de buscas.
Credibilidade e confiança: elementos como certificados de segurança, exibição de avaliações e depoimentos de clientes e um design clean contribuem para transmitir uma sensação de seriedade e segurança ao usuário.
Rapidez no carregamento: segundo dados do Google, sites que levam mais de três segundos para carregar podem perder até 53% dos visitantes móveis. Dessa forma, reduzir o tamanho de imagens e vídeos e otimizar o código do site são algumas estratégias que podem ser adotadas para melhorar o carregamento dos sites.
Transmitir um site seguro e moderno pode fazer com que os clientes sintam mais confiança em interagir, seja para realizar uma compra ou fornecer dados pessoais. Passar uma sensação de credibilidade ajuda a fidelizar usuários, que têm mais chances de retornar ao portal quando precisarem de suporte ou informações.
E, para implementar essas mudanças, uma ferramenta como o criador de sites facilita a construção de plataformas modernas, mesmo para quem não possui conhecimentos técnicos.
Com opções de templates prontos, integração com outros sistemas e personalizações, empresas podem criar portais otimizados que atendam suas demandas em pouco tempo e com poucos recursos.
Assim, investir em um site moderno para o portal de atendimento ao cliente passa a ser uma necessidade para empresas que desejam se destacar no mundo digital, melhorar a experiência do cliente e tornar a marca mais acessível e confiável.
Texto original: conversion.com.br