Pesquisa qualitativa* procura compreender opinião e entendimento de internautas brasileiros, americanos e britânicos sobre o Metaverso
A partir de uma análise aprofundada de posts e comentários no Twitter, Facebook e Instagram ao longo de 12 meses, a startup Orbit Data Science traça um retrato das particularidades e diferenças das discussões em cada país sobre o fenômeno
No fim de outubro de 2021, o Facebook anunciou que sua empresa controladora teria um novo nome: Meta. A mudança veio em consonância com a tendência de crescimento do Metaverso, um ambiente virtual, hiper-realista e imersivo que é uma das grandes apostas do mercado de tecnologia no mundo. No Brasil, o anúncio estimulou as conversas sobre Metaverso, principalmente nas redes sociais. E nos Estados Unidos e no Reino Unido, o que se falou sobre Metaverso? Quais as diferenças de percepção sobre o mesmo fenômeno?
A Orbit Data Science analisou o que usuários do Twitter, Facebook e Instagram falaram sobre Metaverso, no período de julho de 2021 a julho de 2022. Foram analisados 3.157 comentários sobre Metaverso ou comentários em postagens sobre Metaverso, sendo 1.053 menções de brasileiros, 1.066 menções de usuários dos Estados Unidos e 1.056 de usuários do Reino Unido. Foram descobertas 239 tipos de opiniões distintas, que foram divididas em 17 categorias de opinião (assuntos).
As conversas nos diferentes países sobre o mesmo assunto têm sim suas particularidades e levam em conta o contexto de cada país. Pode-se dizer que há um mesmo assunto conectando os diálogos, mas em diferentes debates.
Por exemplo, grande parte do debate do Reino Unido se concentrou na discussão sobre ‘Assédio sexual no Metaverso’, com 32,2% do total do país. Enquanto nos EUA, a prioridade das conversas se dividiu entre ‘Entendimento’ (com 31,5% das opiniões), que compreende opiniões sobre o que é Metaverso e suas funcionalidades, e também ‘Facebook’ (13,9%), com opiniões sobre a empresa de Mark Zuckerberg. Já no Brasil, a categoria ‘Assédio’ teve somente 1,42% das opiniões, e as demais foram distribuídas principalmente entre ‘Entendimento’ do Metaverso (37,8% do total) e ‘Expectativa’ com relação a nova tecnologia (17%).
*Veja aqui o estudo completo, com gráficos interativos.