Pesquisa encomendada pela Scandit aponta preferências dos consumidores de moda e como varejistas reagem para melhorar experiências nos pontos físicos
Estudo The Future of Fashion In-Store Engagement traz necessidades de compradores e insights de 73 líderes das maiores marcas de moda na Europa e Oriente Médio
A Scandit, líder global em Smart Data Capture, lança pesquisa encomendada que revela insights sobre as mudanças nas expectativas de consumidores de moda em relação às compras multicanais e como os varejistas podem responder para manter a loja física viva. Acostumados com experiências online rápidas e convenientes, os consumidores deste mercado estão exigindo compras eficientes, excelência no atendimento e experiências emocionantes.
O relatório, chamado The Future of Fashion In-Store Engagement, oferece um estudo aprofundado sobre as necessidades e preferências de mais de 3.500 consumidores, bem como insights de executivos de 73 das maiores marcas de moda da Europa.
Para 93% dos varejistas europeus consultados, o varejo experimental é fundamental para garantir o futuro da loja física. Enquanto isso, 73% afirmam que seus investimentos em tecnologia nos próximos doze meses serão usados para fornecer novas experiências multicanais para os clientes. Para estes entrevistados, planejar o uso da tecnologia para capacitar os associados da loja a se tornarem consultores do tipo concierge foi visto como uma prioridade para 59% dos entrevistados.
O estudo indica os três principais fatores que impedem a ida do consumidor de moda aos pontos físicos: 47% apontam as longas filas; enquanto 43% responderam a disponibilidade limitada de estoque e, para 36%, os colaboradores da loja que não podem ajudar a responder suas perguntas são impedimentos de uma boa experiência em ponto físico.
Para Samuel Mueller, CEO da Scandit, “com o crescimento das compras online, os consumidores buscam por experiências de varejo conectadas que sejam flexíveis e perfeitas em todos os pontos de contato”.
Atender às necessidades do cliente por meio da tecnologia
Os varejistas devem ser capazes de integrar dispositivos, aplicativos e sistemas de back-end para gerar autonomia aos funcionários da loja em suas atividades diárias. Mais da metade dos varejistas de moda entrevistados (54%) dizem que investir em ferramentas e recursos digitais, como aplicativos, é uma prioridade para os próximos 12 meses. A recompensa é clara: 84% dos varejistas que implantaram aplicativos para atuar com os clientes afirmam ter registrado um aumento no tamanho médio do pedido de transações da loja.
Segundo a pesquisa, para 48% dos varejistas um dos maiores desafios do setor é a capacidade de recrutar, treinar e reter funcionários. E a tecnologia pode ser uma aliada para solucioná-los. Funcionários equipados com aplicativos multifuncionais não são apenas capacitados para tarefas básicas e demoradas, mas também têm acesso permanente a informações relevantes, incluindo níveis de estoque, detalhes de produtos, dados de clientes e informações de venda cruzada/venda adicional.
Para 53% dos varejistas consultados os aplicativos aumentam a fidelidade do cliente e cerca de 91% daqueles que usam tecnologia tiveram menos paralisações, além de aumento das vendas e melhor mobilidade dos funcionários da loja.
“A captura inteligente de dados fornece aos colaboradores das lojas de moda a confiança necessária para fornecer um serviço consultivo com precisão e eficiência aos clientes”, alerta Mueller. “Ao oferecer uma experiência intuitiva e fácil de usar em um dispositivo inteligente, eles podem levar consigo para todos os lugares, o dia todo, soluções móveis habilitadas com dados inteligentes”, completa o CEO da Scandit.
Atendendo às necessidades de compras omnicanal
Quando se trata dos três principais elementos das compras de moda na loja física, a capacidade de tocar e experimentar os produtos está em primeiro lugar. Em segundo, os consumidores querem comprar imediatamente, sem custos de espera ou envio e, como terceiro e mais importante ponto, desejam um ambiente de loja inovador e experimental com elementos como demonstrações, provadores virtuais ou eventos na loja.
Olhando para o futuro, uma proporção significativa de consumidores expressou interesse em uma experiência omnicanal combinada na loja. O levantamento mostrou que:
• 75% usariam aplicativos móveis para acessar promoções e ofertas personalizadas na loja;
• 72% ficariam felizes em usar um aplicativo móvel para saber mais sobre produtos;
• 67% dos consumidores estão satisfeitos em usar tecnologias de aplicativos móveis ‘digitalizar e pagar’;
• 46% dos consumidores são motivados por demonstrações, displays e eventos para visitar uma loja;
• 25% gostariam de ver mais experiências de realidade aumentada, incluindo informações sobre produtos e cupons digitais.
Para capitalizar essas oportunidades, os varejistas precisam de soluções de tecnologia que se encaixem perfeitamente em suas operações, sejam econômicas e minimizem a necessidade de longos treinamentos de equipe. A capacidade de ter acesso rápido e imediato a informações em tempo real, capturando dados de códigos de barras, etiquetas ou prateleiras, permite que os funcionários ajudem a superar algumas das maiores decepções dos consumidores.
Para atender a essas novas demandas, mais de dois terços (71%) dos varejistas de moda já investiram em tecnologias nas lojas como clientela móvel, aplicativos de checkout e a tecnologia digital que os sustenta; cerca de 73% deles podem escanear códigos de barras para fornecer informações e disponibilidade adicionais de produtos. Ainda nesta área, 68% podem identificar clientes na loja para oferecer uma experiência de compra mais personalizada e 48% têm um aplicativo de ponto de venda móvel para ajudar a reduzir filas e paralisações.