Pesquisa divulga ranking dos e-commerces mais velozes do Brasil
Foram avaliados os 250 sites de compras mais acessados do país
Uma pesquisa* realizada em Julho deste ano pela Allomni E-Commerce Partner, uma das maiores assessorias em comércio eletrônico do Brasil, analisou a performance de cerca de 250 sites de e-commerce com presença mais significativa no mercado brasileiro (que registravam mais de 250 mil visitas/mês), resultando em um ranking de velocidade entre as mais performáticas. O relatório fornece uma visão abrangente do desempenho dos principais sites de e-commerce no Brasil, destacando a importância da velocidade de carregamento e da experiência do usuário para o sucesso no mercado online.
Em primeiro lugar está a rede de moda Torra, que atingiu a nota 95 e foi considerado o e-commerce mais veloz do Brasil, ficando à frende de grandes players, como Mercado Livre (cuja nota foi 74) e Amazon (com nota 71,5).
Essa liderança é consequência dos investimentos da rede de moda, na busca para ampliar sua presença digital, aumentar a receita e reduzir custos, elevando as vendas online. O diretor responsável pelo novo e-commerce, Thiago Pereira, explica esse resultado positivo: “Um site lento torna-se um grande detrator da venda, ocasionando insatisfação e rejeição por parte do cliente, que está acostumado com a velocidade e experiência que os aplicativos proporcionam. Estávamos insatisfeitos com nossa conversão, por isso apostamos em uma tecnologia nova, proporcionada por uma startup. Era um projeto de risco, o qual estávamos dispostos a correr. A conversão média dobrou, no mobile chegou a triplicar em alguns dias. Acreditamos e fizemos um golaço”.
A performance da navegação de um site, em especial o tempo que leva para carregar uma página, lidera as características que impactam o negócio: 70% dos consumidores admitem que a velocidade da página afeta sua disposição para realizar uma compra online. A gigante do e-commerce e uma das maiores empresas do mundo, Amazon, descobriu que apenas um segundo a mais que sua página demorava para carregar lhe custava US$ 1,6 bilhão ao ano, o que a fez passar por uma total reformulação de seus processos.
De acordo com um relatório da Deloitte, um aperfeiçoamento de apenas 0,1 segundo no tempo de carregamento de um site pode aumentar as taxas de conversão em até 8% para o varejo online, além de ter um impacto direto na satisfação do cliente. Portanto, é primordial que as marcas otimizem seus sites para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas.
Conheça as 10 lojas mais performáticas do e-commerce brasileiro, segundo o ranking de velocidade:
1 – Torra (nota 95)
2 – Mercado Shops (nota 81,5)
3 – Mercado Livre (nota 74)
4 – Amazon (nota 71,5)
5 – Pantys (nota 69)
6 – Tray (nota 68,5)
7 – Trindade Tecnologia (nota 68,5)
8 – Carrefour (nota 67)
9 – Yapai Auto Peças (nota 66,5)
10 – Gocase (nota 65,5)