O que é Unified Commerce e como isso pode determinar a experiência do consumidor?
O Unified Commerce é o futuro: prioriza a agilidade das vendas, e coloca a confiança e a experiência do consumidor em primeiro lugar
O comércio digital vem crescendo exponencialmente ao longo dos últimos anos, e com a pandemia, esse tipo de venda se expandiu. Com isso, muitas marcas, relutantes ao mercado digital, tiveram que se adaptar a essa nova realidade. Assim, além de lojas físicas, também passaram a vender por meio de sites e aplicativos, e algumas já estão adotando o chamado Unified Commerce como sistema de vendas e estratégia de negócios para a sua marca.
O Unified Commerce, ou comércio unificado, em tradução literal, é um sistema que permite, como o nome já diz, unificar todas as informações dos diversos canais de venda de uma marca, desde o estoque ao pagamento, ou seja, não importa se a venda foi realizada pelo site, aplicativo ou loja física, todas as unidades imediatamente são informadas da ação, agilizando e desburocratizando uma série de ações, tanto para o empresário, quanto para o consumidor.
Ao adotar essa estratégia de comércio, o empresário melhora a experiência e atuação de seus funcionários, tornando mais fácil a comunicação interna das lojas, que passam a atuar com mais conexão e sintonia. Ainda proporciona uma experiência única e personalizada ao seu público consumidor, que passa a se relacionar melhor com a marca e tende a confiar mais em um sistema unificado, que garante uma jornada mais simples e desburocratizada. Ou seja, o Unified Commerce permite ao próprio cliente escolher qual o seu canal preferido para iniciar e finalizar a sua compra, que pode começar no virtual, migrar para o físico e encerrar com o pagamento pelo aplicativo no celular.
As principais diferenças entre os sistemas Omnichannel e Unified Commerce
Imagine a seguinte situação: você compra uma mesa de jantar em uma loja pelo site, mas a entrega está atrasada, e não consegue falar com ninguém no ambiente virtual; você verifica que tem uma loja física da marca perto de sua casa, em um shopping, por exemplo, e vai lá para tentar resolver; mas, chegando lá, ninguém consegue te ajudar, porque, como você comprou o produto pelo site, você só pode resolver o problema do atraso por lá.
Esse sistema, que possui vários canais de vendas, mas que não são totalmente integrados entre si, chama-se Omnichannel. Ele foi criado para atender à demanda dos consumidores que necessitavam de outros canais de venda, que não somente o físico ou virtual. É um sistema interativo que, em cada canal, prioriza a interação com o consumidor e pensa desde a escolha do produto até o pós-venda; ainda é o sistema adotado pela maioria das marcas que vendem em ambiente virtual e físico, atualmente.
Em contrapartida, o Unified Commerce surgiu com o intuito de resolver essa problemática que ocorre no Omnichannel: o lapso de comunicação entre vários canais de vendas diferentes. Pois, ao invés de usar um sistema para cada ambiente, unifica todos em um, que registra desde o estoque até o pagamento escolhido, em qualquer ambiente e em qualquer situação. Ou seja, ser unificado é priorizar a agilidade e colocar a confiança e a experiência do consumidor em primeiro lugar.
Como adequar a sua marca ao Unified Commerce?
Como muitas marcas utilizam Omnichannel como sistema de vendas, caso uma marca queira migrar para um sistema unificado, terá que analisar as suas estruturas tecnológicas, bem como modificar a forma como pensa o seu negócio, que deve convergir para um pensamento uno . Assim, invista em tecnologias adequadas e em profissionais atualizados e conectados, seja na equipe de marketing, comunicação e vendas, ou na equipe formada pelas faculdades de administração. Busque consultorias especializadas e invista no futuro da sua empresa!