Mudanças no comportamento do consumidor estão criando um mundo cada vez mais digital
Em estudo global, a empresa Blackhawk Network aponta tendências de mercado sobre as novas preferências de pagamento e como elas estão mudando a percepção de consumo
Em meio à pandemia, o setor de e-commerce alavancou as vendas e cresceu no Brasil cerca de 75% em apenas um ano, segundo estudo realizado pela NZN Intelligence em 2020. Os dados mostram uma forte mudança de comportamento do consumidor, que encontrou mais conforto, comodidade e acesso a programas de desconto exclusivos oferecidos por sites de grandes varejistas.
Dentro destas novas preferências, observou-se também a mudança de afinidade em relação aos meios de pagamento escolhidos. Em pesquisa global publicada pela empresa Blackhawk Network, responsável por oferecer soluções de pagamento por meio de produtos pré-pagos, cerca de 13 mil entrevistados em 9 países afirmaram que preferem consumir produtos de varejistas que oferecem uma maior variedade de métodos de pagamentos digitais.
A pesquisa trouxe ainda pontos muito importantes sobre a relação do público brasileiro, indicando que a relação de fidelidade destes consumidores com a marca é maior quando eles têm acesso a benefícios como cartões-presente, pagamentos via QR Code e carteiras digitais. 74% dos participantes brasileiros afirmaram que utilizariam métodos de pagamentos digitais se recebessem benefícios como brindes ou descontos. 56% deles disseram que se fidelizariam a esses meios se recebessem mais informações e benefícios práticos.
“Os consumidores buscam maneiras mais fáceis de acessar cartões-presente, recompensas e pontos de fidelidade e, como resultado, estão cada vez mais procurando varejistas que adotaram meios de pagamentos digitais e sem contato”, explica Fernanda Carbonari, country manager da Blackhawk Network Brasil. “À medida em que começamos a retomar o ritmo da recuperação econômica, os comerciantes que atenderem às preferências de pagamentos digitais presentes no dia a dia desse novo consumidor estarão à frente”, completa a executiva.
Além disso, 32% dos entrevistados brasileiros afirmaram que, ao receberem um cartão-presente, eles estão inclinados a comprar itens mais caros do que o valor recebido, utilizando o cartão como parte do pagamento.
A mudança de comportamento dos consumidores mostrou que conexão e comodidade fazem parte das novas relações entre o público e as marcas que eles desejam consumir, o que significa que as empresas saem na frente ao oferecer meios digitais que tornem o cotidiano destas pessoas mais instantâneo e prático, oferecendo benefícios que geram cada vez mais fidelização. Mesmo sentindo falta da experiência de compras nas lojas, 73% dos entrevistados afirmaram que formas de pagamento mais rápidas e seguras utilizadas no meio online serão atrativos para suas decisões de compra em lojas físicas.