Mês do Consumidor: como otimizar a cadeia logística para épocas de pico?
Segundo especialista, implementação de estratégias específicas são cruciais para que tudo ocorra bem na data comercial
Em fevereiro deste ano, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) alcançou a marca de 77,9 pontos, a maior desde agosto de 2021, despertando a expectativa de que nos próximos meses a população esteja inclinada a consumir mais. Ao que tudo indica, o Dia do Consumidor, 15 de março, tende a elevar o índice de compras.
Neste sentido, Stefan Rehm, CEO do Grupo Intelipost, alerta que a implantação de estratégias específicas para a cadeia logística das empresas é crucial para que tudo ocorra bem nesta época.
“Datas comerciais trazem desafios que afetam o mercado logístico de várias formas, pois as empresas de transportes operam verdadeiros milagres para entregar o dobro do volume, com muito menos que o dobro de recursos, por isso, é necessário um bom planejamento que assegure que as encomendas cheguem ao destino da melhor forma possível”, esclarece.
Segundo o CEO, o primeiro passo para otimizar a cadeia logística é investir em ferramentas tecnológicas, que podem proporcionar maior produtividade e redução de custos. “Soluções voltadas para a gestão das entregas incluem funcionalidades como cálculo de frete automatizado, roteirização inteligente e gestão de pedidos, que viabilizam a diminuição do tempo dos processos”, explica Rehm.
Outro aspecto importante para uma estratégia eficiente de otimização é a logística reversa, que precisa estar bem estruturada e apoiada em sistemas de gerenciamento focados em promover a melhor experiência e com o objetivo de reverter a insatisfação gerada por uma devolução ou troca de produto.