Magazine Luiza é eleita a empresa mais inovadora no relacionamento com cliente
Nespresso e XP Investimentos também aparecem em ranking das 50 melhores colocadas de inovação elaborado pela DOM Strategy Partners
A gigante do varejo Magazine Luiza foi eleita a empresa brasileira que mais inova no relacionamento com cliente. De acordo com a 5ª edição do ranking anual elaborado DOM Strategy Partners, a companhia de Luiza Trajano consegue oferecer ao cliente ações que propiciam desde uma compra mais rápida, mais inteligente em diversos ambientes, até novas experiências de vendas feitas 100% pelo celular.
A DOM Strategy Partners ressalta que, em seus 60 anos – em especial nos últimos 10, o Magazine Luiza se movimentou sem medo de mudar a lógica de compra do consumidor brasileiro. “Diferente de outras lojas do setor, o Magazine Luiza atacou vertentes importantes de encantamento ao cliente e que não estão fixadas apenas em um ecossistema bem definido de aplicativos ou de outros serviços virtuais”, diz Daniel Domeneghetti, porta voz do estudo e CEO da DOM Strategy Partners.
Segundo o executivo, a marca olha para a experiência de compra do físico ao digital, com a disponibilização de plataformas múltiplas de compra. ” O Magazine Você é um exemplo de inovação porque é uma espécie de loja virtual onde qualquer cliente pode criar a sua própria vitrine de produtos para vendê-los. Isso conquista e empodera o cliente”, acrescenta Domeneghetti.
Logo atrás do Magazine Luiza, no ranking deste ano aparece a Nespresso – um salto e uma resposta ao crescente mercado cafeeiro de luxo no Brasil. A Apple e Netflix, símbolos perenes de inovação, aparecem em seguida sinalizadas nesta posição principalmente por continuarem a oferecerem seus serviços digitais.
O estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente” mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações através de ações com consumidor final sob o tripé comunicação, transações/vendas e atendimento/relacionamento.
Na prática, a análise materializa em números como as companhias entregam uma melhor experiência de relacionamento ao cliente, avaliando ações estratégias, ofertas de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento.
A DOM Strategy Partners destaca que a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor.
Em sua quinta edição, o levantamento avaliou as companhias entre os meses de abril e julho por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais como releases, relatórios, informações para investidores e dados secundários, leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas publicas nos últimos 12 meses.
Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil
Magazine Luíza |
Nespresso |
Apple |
Netflix |
Starbucks |
O Boticário |
|
XP Investimentos |
Hospital Albert Einstein |
Porto Seguro |
Santander |
Itaú Unibanco |
Mercado Livre |
Smart Fit |
Uber |
Bradesco |
Open English |
Raia-Drogasil |
Mercedes Benz |
Skinceuticals |
99 Taxi |
Riachuelo |
Ultrafarma |
Nubank |
Chili Beans |
Caixa |
Whirlpool |
Dr Consulta |
Natura |
Youse |
Osklen |
Ipiranga |
Coca-Cola |
Claro |
Multiplus |
Wine.com.br |
Carmen Steffens |
3 Corações |
Easy Taxi |
Pizza Hut |
Banco do Brasil |
Vigor |
Vero Latte |
Urban Remedy |
Miss Pink |
Madero |
Bullguer |
Reserva |
Schutz |
Cabana Burger |