Loja offline x loja online: qual a importância da digitalização para empresas?
A mudança do consumo exige adequações para o sucesso de negócio na qual o omnichannel ganha destaque
Muitos empreendedores optam por lojas físicas na hora de investir em um negócio, mas a pandemia do coronavírus trouxe à tona a importância de também ter presença digital. O e-commerce registrou forte ascensão neste ano, com penetração de 46% no mercado, de acordo com Fecomércio SP, mostrando um futuro promissor a ser explorado.
“O online não elimina o offline, eles se complementam. É importante estar onde o consumidor busca, atendendo todo o público com uma base mútua de apoio no processo de compra. O futuro do varejo é omnichannel”, explica Willians Marques, diretor-geral e fundador da Tray, plataforma de e-commerce e unidade de negócios do Grupo Locaweb.
O omnichannel consiste em estar presente em diversos canais para oferecer melhores experiências aos clientes e, a partir de então, desenvolver uma relação de confiança entre as partes. Por isso, é importante que o empreendedor construa a mensagem de sua loja em conteúdo audiovisual, textual e educativo para ambientes físicos e virtuais, tendo ferramentas interativas para suporte, como aplicativos, além de um canal específico para sanar dúvidas.