Inteligência artificial e analytics vão reinventar o setor de energia, afirma Minsait
Chamadas de tecnologias avançadas, ferramentas permitem
conhecer melhor o perfil de clientes para adaptar
a oferta de produtos e serviços
O potencial positivo de ferramentas como inteligência artificial e advanced analytics é cada vez mais evidente em diferentes setores. De acordo com a Minsait, empresa da Indra com foco em transformação digital, o setor elétrico deve ser o próximo a aderir a essa “onda”, obtendo benefícios significativos a partir do uso delas.
“O setor de energia está exposto hoje a uma maior concorrência, que inclui novas empresas, muitas delas do mundo digital, bem como aumento das pressões ambientais e riscos em áreas como a segurança cibernética, fraude ou segurança física dos ativos “, afirma Leonardo Benitez, diretor de Energia e Utilities de Minsait.
Para sanar esse problema, é necessário agir. De acordo com o especialista, as novas tecnologias têm capacidade de melhorar a prevenção de falhas a partir da coleta de informações de sensores. Agrupados com visão artificial e tecnologia Digital Twin, as ferramentas auxiliam a compreender melhor o perfil dos clientes – o que pode ajudar a melhorar as margens e otimizar o desenvolvimento de produtos e serviços.