Inteligência artificial: a principal tendência para o varejo em 2023
Hoje, cada vez mais o varejo precisa se adaptar aos avanços tecnológicos para acompanhar as demandas do consumidor moderno e principalmente, para não ficar para trás da concorrência. Prova disso, é a grande corrida das empresas em busca de transformação digital.
Só no ano passado, segundo o relatório AI Index Report 2022, os investimentos em inteligência artificial dobraram por parte das empresas. Além disso, outro relatório do Gartner, mostra que 94% dos CEOs querem manter ou acelerar a Transformação Digital, buscando formas de se adequar aos novos perfis de consumidores e implantando tecnologias que colaboram para isso.
Não é novidade que esse tipo de tecnologia está em alta para o ano que está se iniciando. A inteligência artificial é uma das principais tendências para 2023, principalmente para automatizar a operação e soluções de pricing, segundo pesquisa feita pela Forrrest. Os objetivos são maximizar resultados, definir melhores preços conforme o momento, contribuir para a personalização, que ajuda a fidelizar clientes e a reduzir custos. Ela também é extremamente útil para o gestor, uma vez que auxilia na gestão de estoque.
Confira algumas das principais vantagens que ela oferece:
• Otimização do estoque
• Aplicação de melhorias na jornada do cliente
• Mapeamento do comportamento do consumidor
• Melhor precificação
“A tecnologia de Inteligência Artificial é capaz de modificar totalmente o sistema de gestão. Como o próprio nome diz, a inteligência baseada em dados torna as decisões e as campanhas mais assertivas. A sua capacidade de analisar diferentes tipos de informação e variáveis simultaneamente, alinhada a estratégia de precificação, auxilia o negócio a oferecer preços cada vez mais atraentes para o consumidor.” afirma Marcel Farto, CEO da ONCLICK, ERP de gestão.