Integração de pagamentos com mensagens RCS: a revolução nas transações móveis
- RCS é utilizado por mais de 78% das pessoas no mundo com sistema operacional Android
- A partir deste ano, os usuários iOS terão acesso à tecnologia, conforme a Apple anunciou recentemente
Com o uso intensivo de smartphones e outros dispositivos móveis, as transações financeiras móveis desempenham um papel fundamental na rotina das pessoas. Desde comprar roupas online até dividir a conta do jantar com os amigos, os smartphones têm sido os principais companheiros nessa jornada. No entanto, a forma como realizamos estas ações está mudando rapidamente graças à nova capacidade de efetuar transações e pagamentos através do RCS (Rich Communication Services).
RCS é um serviço de mensagens que oferece uma comunicação mais rica em comparação com mensagens de texto (SMS), com a vantagem de ser integrado aos aplicativos de mensagens já utilizados, evitando a necessidade de baixar aplicativos adicionais e evitando a criação de novas contas. Em todo o mundo, 78,27% pessoas usam Android, segundo a empresa de pesquisas Statista. Vale ressaltar que a Apple anunciou que adotará o padrão de mensagens RCS por meio de atualização de software em 2024.
Segundo Adriana Sánchez, gerente da Sinch para América Latina, para compreender o potencial do RCS nas transações móveis é essencial saber como ele facilita os pagamentos móveis. “Imagine estar em uma conversa com uma empresa através de um aplicativo de mensagens RCS e você vê um produto que deseja comprar, em vez de ser direcionado para um site de compras complicado, basta selecioná-lo diretamente na conversa, ver todos os detalhes do compra, como preço, opções de entrega e forma de pagamento, e finalizar a transação diretamente na conversa”, explica a executiva.
A possibilidade de efetuar pagamentos com RCS em 2024 torna-se relevante em nosso país, onde as vendas totais no comércio eletrônico bateram a marca de R$ 185,7 bilhões em 2023, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), um crescimento de mais de 10% em relação ao ano anterior. Para o ano vigente, a projeção é chegar a R$ 205,11 bilhões.
O fato de o RCS estar disponível em aplicações nativas em cerca de 3,4 bilhões de dispositivos em todo o mundo – segundo números do Sistema Global de Comunicações Móveis (GSMA) – é uma das grandes vantagens deste formato. Isso ocorre porque o RCS não exige que o usuário baixe nenhum aplicativo adicional, o que pode ou não ser comum na região em que está sendo utilizado.
Além disso, o RCS não se limita a fronteiras geográficas, facilitando as transações internacionais de forma eficaz. Isto significa que as empresas têm, agora, a capacidade de chegar aos mercados globais com muito mais facilidade e eficácia. O futuro das transações RCS será caracterizado por uma maior integração das tecnologias de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), permitindo experiências de compra imersivas e interativas.
“O RCS também oferece recursos avançados de segurança para transações móveis, autenticação de dois fatores e criptografia ponta a ponta, e garante que os dados pessoais e financeiros estejam protegidos durante todo o processo de pagamento. “Isso proporciona aos usuários uma experiência de compra conveniente, fácil, rápida e segura, tornando o RCS uma ferramenta valiosa para empresas e consumidores no mundo das transações móveis”, acrescenta Adriana.
Um exemplo de caso de sucesso a campanha da Subway, rede americana de fast-food, que utilizou o RCS para divulgar um novo sanduíche, utilizando botões de resposta rápida para seus clientes escolherem as opções de sanduíches. As imagens e vídeos criaram uma experiência mais envolvente para os usuários e, como resultado, a campanha adicionou 140% mais conversões em comparação com campanhas anteriores baseadas em SMS.
Além disso, o RCS dá às empresas a oportunidade de integrar programas de fidelidade e recompensas diretamente nas transações de pagamento. Isso pode ser altamente eficaz na fidelização do cliente, bem como na redução do abandono do carrinho para empresas de comércio eletrônico, já que os clientes podem concluir suas compras sem precisar sair do aplicativo de mensagens.