Healthtechs investem em tecnologias que permitem às instituições de saúde acompanhar todos os passos do cliente, do primeiro atendimento ao tratamento
Em todo processo na saúde que envolve o paciente, é necessário mapear todo o caminho para obter um procedimento rápido e assertivo. Com isso, a jornada deve ser organizada para promover bem-estar em todo o processo, desde o momento em que ele percebe algum sintoma diferente e decide agendar uma consulta médica até o pós-consulta.
A tecnologia auxilia no protagonismo do paciente durante todo o ciclo de cuidado: entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina no Brasil. Desse número, 87% deles foram das chamadas primeiras consultas, evitando as famosas idas desnecessárias e permitindo identificar por meio de exames a necessidade de um atendimento em uma unidade hospitalar. Os dados são da Saúde Digital Brasil.
O método é considerado extremamente importante para diversos profissionais da saúde, na jornada do paciente, a digitalização otimiza a transição entre as etapas. A ferramenta mais básica é a presença digital, com a criação de um site e perfis nas redes sociais para a clínica ou hospital.
Emerson Zarour, diretor de inovação da MV, afirma que a jornada do paciente é o ponto central do atendimento e a tecnologia é uma ferramenta essencial. “Isso significa que os pacientes devem ser conectados a todas as etapas do processo de cuidados, desde a tomada de decisões até o planejamento do tratamento e a avaliação dos resultados, sempre em contato com a equipe assistencial”, coloca Emerson Zarour.