GoDaddy fornece insights sobre o comportamento de compras de fim de ano dos consumidores brasileiros e destaca oportunidades para pequenas empresas
Os consumidores brasileiros estão no clima para dar presentes este ano. E não são apenas os amigos e familiares que vão ganhar com a época mais importante para o comércio, mas também para as pequenas empresas. De acordo com uma nova pesquisa da GoDaddy, 67% dos compradores brasileiros estão dispostos a pagar mais para apoiar as pequenas empresas durante a Black Friday e a temporada de festas deste ano (um pouco abaixo da média global que é de 72%). E 23% dos pesquisados estão dispostos a gastar até 10% a mais com os presentes para garantir o apoio às PMEs.
Embora a inflação possa ter algum impacto sobre os gastos do consumidor, o brasileiro continua otimista. De acordo com a pesquisa da GoDaddy, 29% dos consumidores brasileiros afirmam que a inflação não afetará suas compras de fim de ano, e outros 32% afirmam que, embora a inflação afete a forma como comprar seus presentes, eles planejam gastar, em média, o mesmo que no ano passado.
Black Friday cada vez mais forte
O período próximo à Black Friday provou ser um momento importante para as compras de fim de ano dos consumidores brasileiros. De acordo com os resultados da pesquisa, 57% dos brasileiros planejam fazer a maior parte de suas compras de fim de ano antes de dezembro. O último mês do ano segue popular, com 39% dos brasileiros fazendo compras durante esse período. Apenas 3% relataram esperar até as últimas 24 horas para fazer suas compras de fim de ano, um número difícil de acreditar face ao corre-corre que se observa todos os anos na véspera do Natal.
Para as pequenas empresas, esses insights confirmam que a Black Friday é uma oportunidade crítica em que vale a pena dar atenção extra aos seus esforços de marketing. “A GoDaddy tem o compromisso de fornecer às pequenas empresas as ferramentas certas para implementar rapidamente suas estratégias de marketing, alcançando os clientes durante a temporada de festas. Nossos produtos, como o Marketing Digital e o Construtor de Sites, ajudam a lançar campanhas de mídia social e e-mail marketing com facilidade, permitindo que os empresários aproveitem totalmente o potencial dos canais digitais para fazer desta a maior Black Friday de todos os tempos”, disse Luiz D’Elboux, Country Manager da GoDaddy no Brasil.
A pesquisa da GoDaddy também mostra que os consumidores estão com o espírito afiado para presentear. O estudo aponta que 74% dos consumidores brasileiros compram presentes para até cinco pessoas, e outros 13% estendem suas listas de compras para até 10 pessoas.
Consumidor digital
A pesquisa da GoDaddy também revela que os canais digitais estão desempenhando um papel cada vez mais importante no comportamento de compras dos consumidores brasileiros. Dos entrevistados, 68% disseram que preferem receber ofertas por meio de anúncios nas mídias sociais (em comparação com a média global de 50%), sendo que essa continua sendo a preferência de todos os consumidores brasileiros, independentemente da idade. Esse insight ressalta a necessidade de as pequenas empresas adaptarem sua presença digital e sua estratégia de marketing para alcançar os consumidores de forma eficaz onde eles passam o maior tempo fazendo compras.
Ferramentas e recursos
As pequenas empresas que buscam orientação sobre como maximizar suas vendas sazonais devem visitar o Guia Prático de Vendas na Black Friday da GoDaddy. Além dessas dicas valiosas, a biblioteca de recursos da GoDaddy inclui orientações e insights adicionais para empreendedores, abrangendo tópicos como criação de sites, marketing digital, gerenciamento de lojas on-line e dicas para o crescimento de pequenas empresas.
Metodologia
Esta pesquisa da GoDaddy sobre os hábitos de compras de fim de ano dos consumidores brasileiros foi realizada pela YouGov, a pedido da GoDaddy, em outubro de 2024. A pesquisa foi realizada em 10 países – Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Alemanha, Índia, México, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos – com um total de 12.740 participantes.
Texto original: comunicale.com.br