Funil full journey: como ele pode revolucionar o marketing das empresas? Por Renan Cardarello*
Quanto tempo você costuma demorar até decidir se irá ou não comprar um produto ou serviço de uma determinada empresa? Hoje em dia, é nítido que o consumidor possui acesso a muitas informações em tempo real, o que faz pensar e pesquisar muito mais antes de realizar uma aquisição. Conseguir converter leads está cada vez mais complexo, o que exige das empresas ações estratégicas que as ajudem a atrair e reter cada vez mais clientes, assim como é o caso do funil full journey.
Popularizado em meio a comportamento mais instáveis dos consumidores modernos, este termo se destina a uma nova jornada de compra mais flexível e adaptável a este cenário, quebrando o modelo mais linear do funil de vendas e possibilitando que as empresas sejam mais assertivas na forma pela qual irão conquistar a atenção dos consumidores e fazer com que comprem seus produtos e serviços. Afinal, hoje, não é mais possível classificar essa jornada em etapas rígidas e imutáveis.
Segundo um estudo do Think With Google, 72% das pessoas costumam consultar preços ou informações dos produtos desejados em seus celulares quando estão em uma loja, e 70% chegam a entrar em sites ou aplicativos para consultar novidades e ofertas mesmo sem ter a intenção de realizar uma compra. O dinamismo neste processo de decisão do consumidor está cada vez maior, o que faz com que cada um tenha seu próprio tempo e contexto até que decida avançar neste ciclo com a marca desejada.
Em meio a este cenário indiscutivelmente desafiador para as empresas, é com o funil full journey que elas podem se adaptar melhor a essas inconstâncias e, ainda, poder gerar uma verdadeira revolução em suas estratégias de marketing. Ao considerar que os consumidores são expostos, diariamente, a diversos gatilhos de compras tanto nas plataformas digitais quanto fisicamente, novos princípios são levados em consideração por este fluxo.
Ao todo, elas englobam cinco princípios fundamentais para que a estratégia de marketing consiga atingir as metas estipuladas: a interação do usuário com a marca nos mais diversos canais de comunicação; suas preferências; diversificação dos meios de contato; presença da marca ao longo das sazonalidades do ano; e entender que cada um terá sua própria jornada de compras conforme seu perfil e expectativas. Juntos, esses fatores permitem a implementação de ações mais eficazes pelo negócio, incentivando a máxima exploração dos canais do mercado para potencializar as chances de finalizarem uma venda e elevarem sua produtividade.
Essa é uma ferramenta extremamente poderosa para gerar uma verdadeira revolução nas operações empresariais, mas que depende de certos cuidados que assegurem seu bom funcionamento conforme o novo entendimento de mutabilidade das jornadas dos consumidores.
Deles, um dos mais importantes é, certamente, não atribuir suas vendas apenas a um canal específico, após identificar algum tipo de padrão de jornada e acreditar que as ações de marketing em todos os canais não estão convertendo – afinal, a qualquer momento, esse comportamento pode alterar, e demandar novas ações e o redirecionamento do orçamento de marketing em ações mais aderentes aos sinais identificados.
Hoje, sabemos que a jornada de pesquisa do consumidor é longa e variável, e é justamente neste contexto que o funil full journey vem para nos clarificar que as etapas de compra são muito instáveis e, com isso, ajudar as empresas a direcionarem suas ações com maior assertividade perante os objetivos traçados. Essa é uma ferramenta que pode trazer verdadeiros ganhos ao negócio, desde que seus princípios sejam verdadeiramente compreendidos para que sejam colocados em prática com segurança para performances cada vez melhores do seu negócio.
*Renan Cardarello é CEO da iOBEE