Fidelizar clientes: 3 dicas para um pós-venda de sucesso
42% dos consumidores afirmam que um excelente pós-venda faz com que eles comprem novamente de uma marca; CEO da Zoppy dá dicas para fidelização de clientes
De acordo com o relatório Anuário do Gestor: CX Trends 2024, elaborado pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, para 42% dos clientes um dos fatores que fazem com que eles comprem novamente de uma marca é um excelente pós-vendas. Neste cenário, João Machado, sócio-fundador e CEO da Zoppy, startup que atua como um ecossistema de relacionamento das marcas com os consumidores, lista três dicas para fidelizar o cliente.
Confira:
• Não padronize o atendimento
Conforme o Anuário do Gestor: CX Trends 2024, 70% dos clientes ficam mais confortáveis para concluir uma compra com empresas que oferecem personalização no atendimento. Neste quesito, Machado afirma que manter a individualidade no tratamento do consumidor é um dos principais desafios no que diz respeito ao processo de fidelização do cliente e por isso, aconselha: “Nunca deixe de lado a forma única de se relacionar com cada cliente, busque alternativas para que, mesmo com o crescimento da marca, isso ainda seja possível. Uma opção é perguntar como foi o processo de compra e se mostrar disponível para o que o cliente precisar no futuro, dessa forma você estará adquirindo a confiança do consumidor e fazendo com que, em ocasiões futuras, esse comprador não pense duas vezes antes retornar à sua loja”, aconselha.
• Faça uso de tecnologia
Ainda, segundo o estudo CX Trends 2024, elaborado pela Zendesk, 70% das organizações estão ativamente investindo em tecnologias e ferramentas que capturam e analisam automaticamente sinais de intenção. Para o CEO da Zoppy, tal fator tem somado muito no processo de fidelização do cliente. “Cada vez mais, por meio da tecnologia, conseguimos entender o que os consumidores buscam no mercado, com isso, é possível prever melhor o seu comportamento, extrair mais dados numéricos dos processos de venda e segmentar clientes de acordo com o perfil”, explica Machado.
• Utilize programas de fidelidade
Conforme o anuário da Octadesk, citado anteriormente, para 44% dos consumidores, o programa de fidelidade é o responsável pela repetição de compras com uma marca. Neste aspecto, Machado afirma que além da simplicidade de vender para quem já conhece a empresa, os programas de fidelidade ajudam a compensar a crescente do valor do CAC – custo de aquisição de clientes. “Nos últimos anos, com avanços de publicidade e crescimento do mercado varejista, conquistar um novo cliente tem se tornado algo cada vez mais difícil e caro, portanto, uma vez conquistado, não se pode deixar de jeito nenhum que esse cliente pare de consumir na loja, uma vez que fazer com que esse consumidor volte a comprar no estabelecimento é algo bem mais fácil do que conquistar a confiança de alguém que nunca gastou dinheiro com a marca”, finaliza o executivo.