Evento reúne grandes players do varejo para discutir tendências do retail media
Tenerity, empresa especialista em engajamento entre empresas e consumidores, promove evento para destacar o poder da nova onda da publicidade digital no varejo
O uso de dados de compras para gerar oportunidades de negócios tem sido uma das estratégias do retail media, o que abre uma nova perspectiva em como as empresas do varejo se relacionam com os clientes. Atenta a esse movimento, a Tenerity, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus consumidores, reuniu nesta última quarta-feira, 13, representantes de grandes players do mercado para apresentar dados, perspectivas e vantagens do retail media, sendo esta a terceira onda da publicidade digital após o “boom” dos buscadores e das redes sociais.
Durante o evento, Eduardo Esparza, VP general manager da Tenerity Iberia e no Brasil, falou sobre a vantagem competitiva deste negócio para o faturamento das empresas. “O retail media é uma estratégia que beneficia todos os envolvidos. Os varejistas obtêm receitas adicionais para aumentar seus resultados financeiros, enquanto os anunciantes melhoram o alcance e a conversão de suas campanhas por meio de dados e das possibilidades captadas em tempo real. Já os usuários desfrutam de ofertas específicas, além de produtos ou serviços complementares ao seu interesse, melhorando, assim, a sua experiência de compra”, explica.
Especialmente para a ocasião, a Tenerity lançou, em primeira mão, o documento ‘Retail Media – Uma Análise Completa da Terceira Onda’, dedicado a apresentar o cenário desta nova modalidade de negócio no Brasil. “O objetivo é incentivar os varejistas a conhecerem melhor essa estratégia e a investirem no retail media para melhorar o potencial do uso de dados. A integração destas informações com uma plataforma de publicidade adequada fideliza, atrai e gera mais oportunidades de negócios”, pontua Esparza.
Case de sucesso
O evento contou com a participação da diretora de Retail Media & Monetização de dados do Grupo Carrefour, Cristiana Leal, que apresentou resultados concretos sobre o impacto do negócio para o faturamento da empresa.
“Ao fazermos um comparativo com todos os ganhos desde o início das nossas atividades na propaganda digital, no início dos anos 2000, podemos dizer que conseguimos superar 14 anos de investimentos em publicidade em apenas cinco, usando as estratégias de retail media. É um resultado que representa um salto significativo em nossas ações”, relata Cristiana.
Facilitar a conversa das marcas com os consumidores é um dos pontos fortes destacados pela representante do Carrefour a fim de valorizar o volume de dados adquiridos pela empresa. Não à toa, as vendas de produtos da companhia, utilizando a plataforma de retail media, aumentaram em 30%, focando apenas no anúncio direcionado aos clientes com maior propensão de compra.
“São bilhões de dados transacionados diariamente, coletados por meio de programas de fidelização e análise contínua. Estas informações nos auxiliam, de maneira segura e responsável, a compreender o comportamento deste consumidor. A partir daí, conseguimos gerar campanhas muito mais eficazes para os varejistas”, comenta a executiva.
Retail Media no Brasil
Conforme uma pesquisa realizada pela Newtail, 73% dos varejistas já investem em retail media no Brasil e 87% das grandes indústrias planejam aumentar o capital destinado a esse novo formato de mídia até o final de 2023, fortalecendo uma tendência mundial para este tipo de propaganda.
De acordo com a GroupM, “Ecommerce & Retail Media Forecast”, estima-se que até final de 2023, os investimentos neste tipo de publicidade irão atingir o auge de US$121 bilhões em receita e, até 2027, se consolidará como líder absoluto, representando 60% do investimento total em publicidade, ou seja, podendo atingir US$160 bilhões.