Estudo aponta despreparo na estratégia digital de 12 bancos
Muitos outros, apesar de serem referência na internet, não atendem a critérios simples de qualidade utilizados para qualificação de sites em mecanismos de busca
A WebPeak, desenvolvedora de tecnologia para análise de marketing digital e SEO – Otimização de Sites para Mecanismos de Busca – fez um estudo sobre a páginas na internet dos bancos digitais e instituições financeiras do Brasil. Trata-se do Quadrante Épico da WebPeak: Bancos – que dividiu as páginas desses players em Líderes, Visionários, Populares e Despreparados. O Nubank é o único a figurar como líder e o Digimais ocupa sozinho a posição de visionário. O mais surpreendente é que 12 instituições se enquadram no quadrante “Despreparados”: next, Superdigital, Agibank, Banqi, Bmg, entre outros.
“Despreparados” são sites que não têm estratégia sólida de marketing digital e atendem parcialmente aos requisitos técnicos apurados neste estudo e, muitas vezes, podem ser de grande porte, com foco em ações em outros canais.
Os sites “Líderes” recebem mais acessos orgânicos devido à atenção e preocupação com as principais práticas do mercado, que estão ligadas à performance interna e externa. E os “Visionários” são aqueles que trabalham de maneira expressiva a melhoria do seu posicionamento digital, mas ainda não atingiram o status de líder. Estes sites podem ser vistos como desafiantes e merecem seu lugar de destaque, pois o potencial de superação pode ser considerado como ameaçador.
O objetivo do Quadrante, segundo o CEO da WebPeak, Marcos Custódio, é quantificar os resultados digitais dos maiores players do mercado. Este material oferece aos gestores de marketing um mapa de oportunidades, que permite mensurar ações dos principais sites com o maior share de tráfego do mercado.
O estudo completo está disponível em Zoho Analytics – Quadrante Épico WebPeak – Banco Digital