Escritório de contabilidade: saiba como oferecer um atendimento ao cliente
Comunicação é essencial para fidelizar os consumidores
Existem diversos fatores que fazem com que um escritório de contabilidade tenha sucesso no mundo dos negócios. Mas uma coisa é certa: é necessário realizar um atendimento ao cliente de qualidade. Para ter dimensão disso, a Hibou realizou um levantamento sobre os perfis dos consumidores brasileiros. Os pesquisadores descobriram que apenas 11% dos clientes estão satisfeitos e 50% acreditam que se tornar fiéis a uma marca depende principalmente de um bom atendimento.
E isso vai muito além de um roteiro seguido. Normalmente, um escritório de contabilidade tem diversos tipos de perfil de clientes. Entre eles:
• Estressado.
• Conversador.
• Tradicional.
• Fiel.
Estruturar uma abordagem correta pode ser um desafio, mas lembre-se de considerar a tecnologia como uma grande aliada. Primeiro de tudo, é importante destacar que a experiência do cliente é o ponto-chave do atendimento. O consumidor tem uma expectativa enorme em relação ao serviço que está adquirindo. Então, se algo não sai como o planejado, ele certamente vai querer um posicionamento e uma resposta rápida sobre melhorias. E por mais que o cliente tenha ficado satisfeito, é fundamental entrar em contato para fidelizá-lo de vez.
Mas como fazer isso ? A resposta pode ser simples, mas tem muita importância: oferecer um atendimento mais humanizado. Mesmo na era digital, o ideal é elaborar uma comunicação personalizada e estreita, valorizando sempre o cliente. Assim, será possível esclarecer algumas dúvidas e tornar a vida dele mais fácil no dia a dia.
É preciso desenvolver uma rapidez na comunicação. Outra saída é criar uma base com perguntas frequentes, para que os clientes possam tirar as dúvidas da maneira mais ágil possível, além de disponibilizar diversas maneiras para que eles consigam falar com o escritório. Chats, telefones, mídias sociais, e-mail, etc. São alguns exemplos que o consumidor deve ter para acionar aquele que estiver mais confortável. Assim, surge a proposta do omnichannel, em que um atendimento começa em um ponto e termina em outro de forma natural, sem interrupções.
Um bom investimento também pode gerar ótimos resultados. Ter um bom software é fundamental para manter o controle de gastos, organizar a rotina de trabalho e otimizar os processos. Existem diversas opções, desde ferramentas que são gratuitas e mais simples até as mais modernas, pagas por uma mensalidade.
Realizar programas de treinamento para os colaboradores vai permitir que tudo esteja alinhado. Os profissionais que se formaram no curso de contabilidade vão entender a importância de proporcionar um atendimento melhor para os consumidores, e isso pode ser mais um elo para garantir o sucesso.