Entenda como o ChatGPT pode melhorar processos internos e a experiência do cliente no setor de seguros auto
O ChatGPT é um modelo de linguagem natural, ou seja, ele é focado em receber textos como comandos e criar um texto que responda aquilo que foi pedido. É possível utilizar várias IA (na sigla em inglês para inteligência artificial) juntas, como por exemplo, uma que receba o texto e envie para outra AI, que retorna uma imagem.
Olhando através dessa perspectiva, o ChatGPT pode ajudar as insurtechs em trazer atendimento aos clientes, personalizado de vendas, o que facilita e cria mais eficiência operacional.
Através desse processo, a Justos – startup de seguro auto, é um exemplo disso, pois utiliza um modelo de IA focado na precificação de cotação de seguros. “É importante primeiramente distinguir o tipo de IA e entender que cada uma tem um objetivo. O modelo utilizado pela Justos, por exemplo, não seria capaz de responder como o ChatGPT faz”, comenta Aleph Oliveira, Growth Marketing Specialist da Justos.
Portanto, nos processos internos, é possível utilizar o ChatGPT para tarefas como gerar rascunhos de emails, mensagens internas, ajudar a escrever documentos e outras possibilidades. “É como ter um assistente que te ajuda a “trocar ideias”, mas ainda não é muito bom em saber o que é fato ou não, então é preciso revisar os textos gerados” diz Aleph.
Além disso, o Growth Marketing Specialist da startup, explica ainda, que pode ser utilizado para criar chatbots personalizados que vão responder perguntas a potenciais clientes, seguindo uma “personalidade” definida pela companhia, o que auxilia na prospecção de leads.
“O que enxergamos é que, por enquanto, pode ser uma ferramenta para aumentar a produtividade das seguradoras na parte de atendimento e em processos internos, mas não oferece uma ameaça ao setor. Inclusive, conforme os buscadores como Google e Bing incorporam modelos como o ChatGPT em seus resultados de busca, isso pode trazer uma oportunidade na captação de mais leads”, completa Aleph.