David Diaz, Head LATAM do Zoom, compartilha as previsões da empresa para comunicações em vídeo
Em 2020, vimos o mundo passar por uma mudança radical e a forma de trabalhar evoluiu em uma velocidade muito rápida. Na verdade, a pandemia forçou tal evolução. Mas algumas mudanças já estavam ocorrendo antes que o home office tomasse tamanha proporção. A Geração Z, por exemplo, já pedia por mudanças rumo a uma forma de trabalho mais flexível; já começava a amadurecer no segmento corporativo o entendimento de que nem toda reunião precisa ser uma reunião presencial.
Depois de presenciar como as soluções de comunicação são vitais para manter as pessoas e empresas conectadas, não há dúvida de que a maneira como as pessoas se comunicam mudará para sempre. Afinal de contas, estamos entrando em uma nova era. Aqui estão algumas das previsões para 2021 que permeiam as comunicações em vídeo:
O futuro do trabalho é híbrido
Quando consideramos o termo ‘espaço de trabalho’ – percebemos que perdeu um pouco seu verdadeiro significado. Já não define um ambiente de trabalho tradicional, pois a conotação de ir para o trabalho está se transformando. O espaço de trabalho do futuro é qualquer lugar onde os indivíduos possam realizar suas tarefas com eficiência, seja no escritório, em casa ou em trânsito.
Em um futuro próximo, algumas organizações adotarão um modelo de trabalho híbrido – combinando o melhor da comunicação presencial e o melhor das comunicações virtuais – para obter o máximo de produtividade e flexibilidade. Em certos dias o funcionário estará no escritório e em outros dias estará remoto. Outras empresas usarão as comunicações em vídeo para serem completamente remotas. Mas ambos os modelos terão maior produtividade e colaboração mais profunda, além da capacidade de atrair uma força de trabalho mais diversificada.
As empresas vão optar por uma plataforma única para reuniões, telefonemas e chat
Com os funcionários trabalhando em um modelo híbrido, em diferentes regiões e fusos horários, as empresas precisarão fornecer a flexibilidade de comunicação necessária para aumentar a produtividade. O conceito de UCaaS – Unified Communications as a Service – se expandirá para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
Com uma plataforma de comunicação unificada, os colaboradores serão capazes de levar suas comunicações para o próximo nível com a capacidade de migrar do chat para uma chamada telefônica ou videoconferência, de forma ágil. A plataforma também alivia a carga das equipes de TI, pois permite gerenciar facilmente todas as soluções de comunicação a partir de um único painel e fornecer licenças aos usuários, alterar permissões de licença, gerenciar atendentes automáticos ou roteamento de chamadas, criando uma infraestrutura de comunicação que atende as necessidades dos negócios, independente do tamanho.
Além disso, a plataforma de comunicações unificadas evoluirá para ser mais eficiente e eficaz do que nunca, conectando os melhores aplicativos para aumentar a produtividade dos funcionários, desde aplicativos de colaboração como Asana, Dropbox e Slack, até aplicativos de vendas e marketing, como Hubspot. Isso significa que, por exemplo, os funcionários poderão compartilhar com seus contatos um documento no qual estão trabalhando no aplicativo Dropbox. Ou poderão simplesmente abrir o aplicativo Asana e realizar atualizações de status nos projetos da equipe, antes, durante ou depois da reunião.
As videocomunicações continuarão a empoderar pequenos empresários
Muitos proprietários de pequenas empresas enfrentaram o desafio das restrições da pandemia, tendo que ser criativos com ofertas virtuais para atingir novos públicos. Vimos uma infinidade de pequenos empreendedores prosperando este ano – desde professores de ginástica a serviços online de planejamento de casamento.
Depois da pandemia, o modelo híbrido nesses segmentos, e em muitos outros, também será uma realidade, e por diversos motivos. Seja pela conveniência de realizar exercícios físicos de forma online com o personal trainer a partir de casa, ou até mesmo durante uma viagem de trabalho, ou por conseguir realizar um casamento de maneira mais acessível com convidados mais próximos participando pessoalmente da cerimônia e outros, mais distantes, acompanhando de forma online. Todas as novas ofertas que os empreendedores desenvolveram com base na videocomunicação farão parte do portfólio de serviços híbridos no próximo ano.
Profissionais criativos e inovadores irão monetizar eventos por vídeo
Músicos, professores de artesanato, professores de culinária e muitos outros profissionais se adaptaram à videocomunicação para fortalecer as conexões com fãs e clientes este ano. Em 2021, eles continuarão a se adaptar para expandir seus negócios. Seja de forma online ou presencial. Novamente, encontramos aqui serviços híbridos.
Com novas tecnologias que favorecem um mercado de experiências imersivas baseadas em vídeo, os empreendedores poderão criar, hospedar e monetizar eventos vendendo ingressos para aulas de ginástica, shows, stand-up ou improvisação, aulas de música e muito mais. E serão capazes de alcançar novos públicos, que estão além da localização geográfica da empresa.