Crescimento do e-commerce no Brasil: Projeções e tendências para o segundo semestre
Feedback do Fórum E-commerce: Empresas brasileiras antecipam período promissor à frente
O Fórum E-Commerce Brasil 2023, o maior evento de e-commerce da América Latina, acaba de concluir com grande sucesso. O evento contou com uma série de discussões aprofundadas e sessões de brainstorming sobre as principais tendências e desafios do setor.
O tema predominante do fórum deste ano foi “transformação digital e a tecnologia”, refletindo sobre a inovação no comércio eletrônico. A participação ativa de mais de 21 mil inscritos e a presença de palestrantes de renome nacional e internacional demonstram o interesse crescente e a importância de abordar essas questões.
Destaques incluíram painéis sobre inteligência artificial, canais de atendimento e personalização, que estão desempenhando papéis cada vez mais importantes na experiência do cliente. A discussão foi enriquecida pelo lançamento de vários relatórios de pesquisa e estudos de caso, mostrando como essas tecnologias podem impulsionar a eficiência e o crescimento do negócio.
O Head de vendas corporativas da Upstream, Patrick Marquart falou sobre a importância do evento e as expectativas do mercado para o segundo semestre.
“O evento foi um sucesso, mais de 21 mil pessoas estiveram lá nos últimos três dias. Bastante conteúdo sobre inovação digital, inteligência artificial, gestão de marketing, gestão operacional e performance de e-commerce. O mercado varejista está sofrendo muito desde o início do ano. Depois do mês do consumidor realizado em março, o mercado retraiu muito o investimento de publicidade e por consequência a venda também caiu. O que deu pra sentir é que o segundo semestre vai ser o ‘salvador’ do ano. Ou vai ou vai. Percebi isso conversando com varejistas no qual vão apostar tudo e, principalmente, na Black Friday. O Varejo está estocado e precisa vender. A Upstream foi um destaque no evento devido aos cases de sucesso que já somam mais de 40 clientes e nós estamos fazendo parte essencial da estratégia de vendas para o segundo semestre”, reflete.
Reforçando essa visão, em pesquisa recente dada pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, aponta que 62% dos consumidores fazem de duas a cinco compras por mês, enquanto 85% dos brasileiros fazem uma compra por mês na internet.
Com adeptos do e-commerce aumentando gradualmente, a perspectiva é de que o setor encerre 2023 movimentando cerca de R$186 bilhões, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).