Crescimento de compras no cartão de crédito aquece setor de cobranças
Vantagens para o cliente e para o empresário aumentam uso de crédito mesmo em ano de pandemia; cenário incentiva inovações nas fintechs
O aumento em pagamentos com cartões no último ano representa também mudanças no setor de cobranças online. Em 2020, o uso de cartões movimentou R$ 2 trilhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). O pagamento em cartões de crédito, sozinho, registrou R$ 1,18 trilhão em transações, marcando uma alta de 2,6%, superando expectativas do mercado para um ano de pandemia. Muitos empreendedores que não faziam uso dos pagamentos digitais migraram para o meio online devido ao cenário atual. Esse aumento representa uma oportunidade para fintechs inovarem na hora de oferecer serviços de cobrança em um mercado que procura segurança, facilidade e praticidade.
“Sabemos o quão burocrático pode ser ter uma conta digital, principalmente quando é jurídica”, comenta José Antunes, coordenador de vendas e novos negócios da fintech Juno, especializada na desburocratização de serviços financeiros. “Nosso papel é construir uma conta cada vez mais completa, com possibilidades de recebimento, pagamentos e outros serviços relacionados, centralizando tudo isso em uma única conta completa”, afirma.