Como utilizar soluções de IA para potencializar vendas e resultados empresariais
O uso da inteligência artificial (IA) e a aplicação de novas soluções de tecnologia são grandes vantagens competitivas para os negócios e aliados importantes para aumentar o número de vendas e fortalecer os resultados das empresas. Segundo o estudo “O Estado das Vendas no Brasil“, divulgado pela HubSpot, métodos e ferramentas inovadoras são essenciais para o sucesso da área comercial.
Mas não basta ter apenas as ferramentas certas, é necessário ter estratégias eficazes e utilizar recursos de coleta e manutenção dos dados. De acordo com o relatório, 49,5% dos departamentos de vendas corporativas utilizam o modelo estratégico chamado Inside Sales. “A IA — integrada a um sistema de CRM — pode coletar dados, fazer levantamentos e auxiliar o vendedor não só prever os próximos passos, mas também estar preparado para iniciar uma abordagem conveniente”, compartilha Nick Farr, gerente de vendas da HubSpot no Brasil.
Outro dado relevante do estudo é que 59,7% dos profissionais de vendas do Brasil trabalham no formato B2C, mantendo contato direto com os clientes. Nesse processo, outras duas vantagens da IA que podem potencializar os resultados são a identificação de leads e o fornecimento de recomendações personalizadas. “A IA implementada às ferramentas administrativas de contatos garante maior eficiência no tratamento de informações. As soluções de IA da HubSpot, por exemplo, visam elevar o negócio, fornecendo insights, agilizando processos e automatizando tarefas”, afirma Farr.
Conquistar o público com produtos e serviços não é algo simples. No entanto, o uso da inteligência artificial (IA) integrada à gestão empresarial pode transformar os desafios em vantagens significativas e obter um mecanismo poderoso para gerar mais vendas. A IA é uma tecnologia que proporciona maior efetividade no processamento de dados e estratégias mais assertivas.