Como tecnologias de Big Data Analytics aceleram a transformação digital do varejo
Com a pandemia do Covid-19, cenários inesperados surgiram tanto no âmbito pessoal, com a criação de novos comportamentos e hábitos de consumo, quanto no mundo corporativo. No que diz respeito ao funcionamento das empresas, muitas precisaram fechar suas portas, demitir funcionários ou se reinventar para tentar sobreviver.
Segundo estudo realizado pela Neoway, maior empresa de Big Data Analytics e Inteligência Artificial da América Latina, cerca de 1.500.000 negócios brasileiros encerraram suas atividades desde que a crise do novo coronavírus teve início no país. Entre os setores mais impactados pela pandemia destaca-se o Varejo, que se viu diante de um grande desafio: como vender produtos e/ou serviços sem abrir, de fato, as portas de seus estabelecimentos?
Como uma alternativa para se adaptar às novas necessidades do consumidor, muitas empresas decidiram investir em tecnologias para aprimorar processos e se aproximar dos prospects e clientes. Se, para o Varejo, o foco antes era trazer mais clientes para dentro das lojas, agora, é preciso pensar em estratégias digitais, que permitam comunicar em diferentes canais e vender de forma online.
Mesmo diante desse contexto, esse tipo de venda ainda não é a realidade da maioria dos negócios no Brasil. Segundo dados da Plataforma Neoway, apenas 1,2% do total de empresas ativas no país comercializam seus produtos por canais digitais – seja por meio do próprio site de e-commerce ou por plataformas de marketplace.