Como dar segurança e facilitar os pagamentos no seu e-commerce? Conheça a API de pagamento
Tecnologia é capaz de criar ponte entre instituições financeiras e loja de e-commerce para garantir segurança dos dados, eficácia no pagamento e análise de métricas
Se você tem um e-commerce, então sabe muito bem que uma das maiores preocupações dos clientes na hora de finalizar uma compra é em relação à segurança no pagamento. E isso desde que o e-commerce começou a se espalhar pelo mundo – com a alta taxa de golpes e sites falsos, muitas pessoas criaram inseguranças ao comprar pela internet.
Com o passar dos anos, isso tem sido superado, e, com o boom do e-commerce, é possível comprovar isso. No entanto, ainda é uma preocupação dos clientes se os dados de pagamento ainda estão seguros na hora de comprar. Por isso é que a loja deve dar uma atenção especial para esse ponto de segurança da informação.
E é aí que entra a grande funcionalidade de uma API de pagamento, para que haja comunicação entre as instituições financeiras e as lojas de e-commerce.
O que é uma API de pagamento?
API é a abreviação de Application Programming Interface, ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos. Trata-se de uma ferramenta capaz de agrupar informações, roteiros e padrões de programação para criar uma ponte entre diferentes plataformas.
Por exemplo, em uma API de pagamento, há uma ponte de comunicação entre as instituições financeiras em que o cliente tem um cartão de crédito, por exemplo, com a loja de e-commerce para finalizar a compra em segurança.
Na prática, é como se a API de pagamento funcionasse como uma maquininha de cartão quando você vai pagar a conta em uma loja ou restaurante. Quando você insere o seu cartão na máquina e insere a senha, essas informações são criptografadas para a instituição financeira liberar o valor para o estabelecimento.
No e-commerce, é a mesma coisa quando você insere os dados do cartão ou faz o pagamento por Pix, ou boleto.
Benefícios de contar com uma API de pagamento
É muito claro que com uma API de pagamento as transações dos clientes são muito mais seguras, o que torna a possibilidade de os clientes comprarem muito maior. Além disso, há também um ganho exponencial de redução de custos com operação, visto que tudo fica centralizado em uma tecnologia só.
Os riscos também se tornam menores, tanto os de fraudes e golpes quanto de erros de cobranças indevidas ou erros de identificação do pagamento. A API de pagamento também ajuda na hora de medir informações para estratégias mais eficazes, visto que é possível analisar as métricas sobre meios de pagamento mais utilizados, produtos mais vendidos, etc.