Cinco dicas para proporcionar um bom atendimento ao consumidor e estreitar o relacionamento com o público
Que atire a primeira pedra quem nunca ficou aguardando um bom tempo na linha esperando para ser transferido para um outro departamento e, quando finalmente chegou a vez, a ligação caiu. Ou, ainda, ficou recebendo diversas ligações automáticas e, na hora de atender, a chamada ficou muda e em seguida desligou.
Sem dúvidas, em algum momento, você ou algum conhecido tem alguma história similar para contar sobre como os nervos ficaram exaltados diante de um péssimo atendimento fornecido por alguma organização ou marca. Essas práticas indevidas e a falta de investimentos em boas tecnologias e treinamentos adequados não só podem ocasionar a perda de clientes, como também podem manchar a imagem de sua empresa e trazer impactos irreversíveis.
Não à toa, o Reclame Aqui foi o 5º site mais acessado pelos brasileiros em 2019. Mas então, o que fazer para não ter uma baixa reputação no mercado e estreitar cada vez a relação com o público-alvo?
Pensando nisso, Leandro Campos, CEO e cofundador da Nvoip , plataforma de comunicação de voz, SMS e API, listou abaixo algumas dicas de como garantir um bom atendimento ao consumidor e, de quebra, fidelizar e conquistar novos clientes. Se ligue nesta ideia!
First things first! – Tenha um canal aberto para se comunicar com seus clientes: antes de mais nada, os consumidores precisam ter a segurança de que poderão contar com a sua empresa e saber onde encontrá-la. Para isso, invista em canais de contato com os clientes, como telefonia nuvem e chatbots, para dar conta de atender o alto volume de demandas. Isso porque, como muitos sabem ou mesmo já passaram pela experiência, os sistemas tradicionais de atendimento costumam ser mais limitados, o que acaba ocasionando em linhas congestionadas e uma péssima experiência ao consumidor;
A telefonia também pode ser digital! Como dito acima, ficar muito tempo pendurado no telefone e, ainda, ter setores com pouca sinergia são uma das principais reclamações dos consumidores. Por sorte, soluções como a telefonia em nuvem (ou VoIP) podem ser grandes aliadas do seu negócio. Por meio das URAs (Unidades de Resposta Audível), é possível controlar os fluxos de ligação e programar atendimentos automáticos, garantindo interação e direcionamentos corretos para os usuários. Além disso, o VoIP também permite a integração com outros sistemas de comunicação;
Invista na Gestão de Relacionamento com o Cliente: do inglês Customer Relationship Management, o popular CRM nada mais é que uma ferramenta que permite o registro de todas as interações de seu negócio com o consumidor. Mas, muito além disso, a tecnologia também permite a automação de processos e a identificação do perfil de consumo dos clientes. Essa última funcionalidade, inclusive, pode ser uma boa aliada para a criação da persona da sua organização e na elaboração de estratégias de comunicação mais assertivas;
Integre os seus sistemas de comunicação para o CRM: uma vez estabelecido o CRM, agora está na agora de integrá-lo à comunicação. Para isso, é interessante buscar por uma solução conhecida como Interface de Programação de Aplicações – também conhecida com o API. Com o uso de softwares, você consegue interligar sistemas de voz e SMS, que auxiliam os times de CRM. Mas, calma! Não é preciso ser um expert em programação para potencializar o seu CRM. Hoje, existem no mercado plataformas como a Nvoip, que, além de possuir um sistema de API compatível com qualquer linguagem, também fornece integrações nativas que não demandam desenvolvimento por parte do cliente;
Faça pesquisas de satisfação regularmente: erros e melhorias são uma constante na vida e, nos negócios, não poderia
ser diferente. Mas então, como saber o que deve se manter e o que pode ser feito de diferente? Peça feedbacks regularmente! Desta forma, dá para mensurar se suas estratégias, abordagens e atendimentos realizados estão em linha com o que a sua marca deseja oferecer e o que o público realmente busca. Assim, caso algo não esteja funcionando como deveria, é possível se antecipar e pensar em novos mecanismos para ter um relacionamento mais sadio com seu target.